Monitor da violência do G1 aponta queda de homicídios no Maranhão

O Maranhão registrou queda no números de homicídios e latrocínios em taxa mensal medida pelo “Monitor da Violência” do site G1. O estado aparece no segundo nível de violência com o número de 110 pessoas mortas no estado, num total de 7.000.229 maranhenses.

O estado segue na contramão dos números já que o Brasil apresentou aumento de registro de mortos, comparado com o ano anterior, quando ocorreram 4.222 mortes no país em 2016, e este o número chegou a 5.012 mortes em 2017. A média mensal nacional da taxa é de 2,4 homicídios, enquanto que o Maranhão apresenta uma taxa de 1,6, portanto abaixo da média nacional.

De acordo com o mesmo levantamento do G1, houve uma queda no número de homicídios no estado em 2017 em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 127 homicídios, contra 110 mortes em 2017.

A capital maranhense, São Luís, já tinha saído da lista de 50 cidades mais violentas do mundo, segundo estudo da organização de sociedade civil mexicana Seguridad, Justicia y Paz, referente a 2017.

Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública confirmam a tendência da pesquisa, e apontam diminuição gradativa nos casos de homicídios nos últimos três anos.

Em números absolutos, o Maranhão está entre os cinco Estados que mais aumentaram proporcionalmente os investimentos em Segurança Pública entre os anos de 2015 e 2016, segundo o mais recente Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos pelo governo do estado no combate à violência em 2017. O Maranhão tem a maior tropa de policiais da história, com mais de 12 mil profissionais; e desde 2015, mais de 800 viaturas foram distribuídas às polícias Civil e Militar.

Uma ideia sobre “Monitor da violência do G1 aponta queda de homicídios no Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *