“Não há nenhum risco iminente de interrupção de pagamento de aposentados e pensionistas”, desmente Flávio Dino

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) desmentiu a informação divulgada por jornais e blogs que o Estado não honraria o pagamento de aposentados e pensionistas em 2019.

Flávio Dino explicou que o problema não é apenas local. O cenário nacional é de dificuldade financeira e desequilíbrio de sistemas previdenciários em todo país, por isso a necessidade recorrente do equilíbrio das contas públicas.

“Isso faz com que, permanentemente, você precise fazer um esforço em primeiro lugar de financiamento dos próprios sistemas previdenciários, isso está em debate em nível nacional já há algum tempo. Por outro lado, garantir as condições para que o tesouro possa suprir os sistemas previdenciários no caso dos déficits que eles ao longo do tempo(faltou alguma coisa aqui).  Isso vem se verificando já em vários estados”, disse Flávio Dino.

O governador ressaltou que tem estabelecido medidas permanentes para garantir recuperação do fundo que já sofre há varios anos déficit financeiro. “Medidas estão sendo tomadas de gestão financeira para garantir a recuperação do fundo, em razão desse déficit financeiro de uma década no Maranhão. E, ao mesmo tempo, a capacidade do tesouro, que é o principal patrimônio para a garantia dos sistemas previdenciários. Algumas pessoas não sabem, mas a maior parte do financiamento da previdência é feita pelo próprio tesouro estadual. Porque a contribuilao patronal, do estado, é duas vezes maior que a contribuição dos servidores”, destacou.

Dino desmentiu que o pagamento de aposentados e pensionistas possa ser suspensos em 2019. O governador classificou a informação de interrupção como ‘maldade contra aposentados’.

“Longe de espalhar terrorismo, demagogia, maldade contra aposentados é você ter a capacidade de fazer uma boa gestão fiscal, no que se refere ao equilíbrio de receitas e despesas, para que o tesouro tenha a capacidade de pagar suas principais obrigações, aí obviamente incluso o pagamento de aposentados e pensionistas. De modo que não há nenhum risco iminente de interrupções de pagamento. Isso é uma maldade e de pequena luta política para tratar de modo irresponsável um tema que é nacional e é um tema muito sério. Nós estamos cuidando com a seriedade que temos para garantir a continuidade dos direitos de todas as pessoas”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *