Prefeitura fomenta agricultura familiar e cultura local e atrai público para a Feirinha São Luís

Com a Feirinha São Luís, programa criado na gestão do prefeito Edivaldo para fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura também tem incentivado a cultura local dando espaço às mais diversas atrações. Como reconhecimento do sucesso do programa, que cresce a cada edição, o prefeito Edivaldo concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2018 na categoria ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual’.  O programa Ecopontos, outra iniciativa exitosa da Prefeitura, também concorre à premiação na categoria ‘Sustentabilidade e Inovação.

Neste domingo, em clima de festança, o grupo de Bumba Meu Boi da Maioba lançou na 72ª edição da Feirinha São Luís seu novo álbum fonográfico e DVD, com uma multidão que acompanha sempre o batalhão. O Boi da Maioba completou 120 anos em 2018, a manifestação folclórica representa a resistência da cultura popular maranhense, com seus brilhos, penas, fitas, matracas e pandeiros.

A dona Maria José Carvalho é uma das pessoas que sempre acompanham o grupo. “Sempre que posso, acompanho o Boi da Maioba, e hoje vim com minha filha, genro e neta de 1 aninho aqui para a Feirinha São Luís, um ambiente que eu adoro sendo tão familiar e perto da minha casa” disse a aposentada, Maria José Carvalho.

Constância Ribeiro tem apenas 18 anos e já participa do Boi da Maioba desde que tinha apenas 7 anos, para ela duas palavras resumem o sentimento de estar desde tão cedo integrando e acrescentando para a perpetuação da cultura popular maranhense. “Amor e gratidão. É muito prazeroso dançar e ver a felicidade das pessoas quando encontram o Boi da Maioba, é um acolhimento que não tem explicação, em todo lugar que chegamos”, disse.

Ainda animaram o público o grupo Sindicato do Samba, Tambor de Crioula da Vila Bacanga, Grupo de Capoeira Jogo de Dentro e a anfitriã Banda da Feirinha.

“A cada domingo a Feirinha São Luís movimenta o centro histórico, agregando valor a setores como agricultura, artesanato, literatura, cultura e gastronomia, que são tão importantes e marcantes em nossa capital e geram esse sentimento de pertencimento na população e em turistas do mundo todo que prestigiam o evento”. Destaca o secretário de Articulação Política, Ivaldo Rodrigues, coordenador da Feirinha.

Na Barraca do Chef dessa edição Célia Zaidan, especializada em comida árabe mediterrânea, trouxe no cardápio delícias como kibe, esfiha, charuto, arroz aletria, salada tabule, coalhada escorrida e homus.

PREFEITO EMPREENDEDOR

Com a Feirinha São Luís, o prefeito Edivaldo concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2018. Participando na categoria ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual’, está como finalista da premiação o projeto Feirinha São Luís, pelo estímulo à produção local, à economia criativa, ao fortalecimento da cultura, das artes, do turismo e da gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *