Maranhão está entre as 10 prioridades da agenda do Brasil com os EUA

O Centro de Lançamento de Alcântara do Maranhão (CLA-MA), está na agenda prioritária de relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos. O governo Michel Temer (MDB) estabeleceu dez pontos principais na agenda que poderá ser turbinada na gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Por enquanto, o possível acordo para uso do CLA é o mais concreto entre os pontos discutidos na agenda. A ideia é permitir a utilização comercial do Centro de Lançamento,  que tem uma localização privilegiada para lançamento de foguetes, já que fica próximo à linha do Equadoor, o que diminui a distância para o lançamento.

O CLA, atualmente, é usado para testes de lançamentos de protótipos e pequenos foguetes, pelo Ministério da Defesa. O acordo de udo comercial está na fase final, pois os Estados Unidos “concordaram com tudo” o que o Brasil queria.

Um “acordo-quadro”, que traça os limites da cooperação foi assinado durante a visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em junho deste ano. A conclusão das negociações poderá ser anunciada no início de 2019. Para entrar em vigor, precisará passar pelo crivo do Congresso Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *