Prefeitura de São Luís realiza programação da semana da mulher na Biblioteca Municipal

 

No mês de março relembram-se as lutas e conquistas das mulheres no mundo todo. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março; Dia da Mulher Maranhense, em 11 de março; e Dia Municipal da Mulher, comemorado em 19 de março, a Biblioteca Municipal, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, realiza desde sexta-feira (8) uma programação de homenagem para elas. Entre as ações, que integram uma série de atividades que estão sendo realizadas durante este mês pela gestão do prefeito Edivaldo, estão oficinas, chá literário, sorteio de brindes, performance poética, atividades voltadas para o público infantil, missa solene, rodas de conversa, atendimento para retirada de documentos, exposição de artesanato, bazar comunitário, concurso de frases, lançamento de cordel e apresentação musical.

As atividades da Semana da Mulher acontecem até sexta-feira (15) no Bairro de Fátima, onde se localiza a Biblioteca Municipal, que realiza a ação em parceria com Educandário Manoel da Conceição, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima e Igreja Nossa Senhora de Fátima. “Dentro da programação anual da biblioteca temos vários projetos que têm como objetivo principal aproximar a comunidade deste equipamento. Para isso, precisamos realizar parcerias para que a comunidade se envolva e se sinta parte. Na Semana da Mulher temos um conjunto de idealizadores e parceiros do bairro, em que nos reunimos desde o inicio do ano para planejar ações para este período que acontecerão dentro da biblioteca e na sede dos outros parceiros”, explicou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

Segundo a diretora, a programação tem como principal objetivo homenagear e valorizar as mulheres. “Queremos que estas mulheres se sintam valorizadas, desta maneira ofertamos estas atividades para que tenham oportunidade de se capacitar e possam optar por usar isso como hobby ou como uma geração de renda. Todas as ações foram pensadas neste sentido de além delas se divertirem, participarem de um entretenimento, elas também estarem adquirindo um saber para melhorar sua autoestima”, completou Rita Oliveira.

O líder comunitário da Paróquia de Fátima e conselheiro do projeto Pacto Pela Paz, André Santana Gomes, ressalta o quanto são importantes as parcerias. “A Semana da Mulher é de suma importância dentro dessa situação hoje de violência, é muito frequente nas comunidades periféricas e nossas ações ajudam as mulheres a se empoderarem, terem outras ideias e possibilidades, além de se sensibilizar e aprender. Vemos uma boa recepção da comunidade, com muita participação”, destacou ele que é um dos organizadores.

A programação iniciou na sexta-feira (8), com uma missa solene em homenagem à mulher, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, que contou com a participação da atriz Dayanna Roberta. No sábado (9), a programação aconteceu no Salão Paroquial da Igreja, com uma oficina de culinária e com atividades voltadas para o público infantil de tema ‘Por ser menina’, com uma oficina de ballet. Na segunda-feira (11), as ações aconteceram na sede da biblioteca sendo composta de oficina de maquiagem, chá literário em homenagem às mulheres, com recital de poesias e sorteio de brindes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *