Antonio Noberto é eleito o novo presidente da Academia de Letras de São Luís

A Academia Ludovicense de Letras (ALL) elegeu na manhã de sábado (16), sua nova diretoria que comandará a Instituição literária no biênio 2018 / 2019. A chapa encabeçada pelo pesquisador, turismólogo, historiador e escritor Antonio Noberto e pela Vice-Presidente, a promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, obteve quase 90% dos votos creditados pelos membros da ALL, conhecida como Casa de Maria Firmina dos Reis.

Noberto é membro-fundador da Academia Ludovicence de Letras e Sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Entre os seus trabalhos publicados estão “A influência francesa em São Luís”, “Só por uma estação: uma viagem ao Brasil” e “França Equinocial uma história de 400 anos”. Ele é pesquisador e incentivador da reaproximação e fortalecimento dos laços do Maranhão com a França. Noberto realizou viagens de pesquisa ao país gaulês com objetivo de incrementar a relação histórica entre o Maranhão e a terra de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière. Em 2015, a pedido da Prefeitura Municipal de São Luís e do trade turístico local, ministrou palestra em Paris sobre a fundação de São Luís e as potencialidades turísticas do estado do Maranhão.


O turismólogo e historiador é o criador do Cemitour do Gavião, passeio musicado que rememora as personalidades inumadas na necrópole do Gavião, em São Luís. Antonio Noberto faz parte dos quadros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde exerce a função de chefe do Núcleo de Comunicação Social e de assessor parlamentar da Instituição que cuida das rodovias federais do país. Ele é pós graduado em Gestão Mercadológica e Consultoria em Turismo (UNICEUMA) e cursou MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Administração e Negócios / Fundação Getúlio Vargas (ISAN/FGV). É ex-presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo – ABBTUR/MA.

A Vice-Presidente eleita, Ana Luiza Almeida Ferro, também é membro-fundador da ALL, Promotora de Justiça do estado do Maranhão e uma das escritoras mais premiadas do estado nos últimos anos. Ela é filha do historiador e professor Wilson Pires Ferro, que também ajudou a fundar a ALL e faleceu logo em seguida a fundação da mesma.

A jovem Academia Ludovicense de Letras foi fundada no dia 10 de agosto de 2013, logo após os eventos comemorativos dos 400 anos da capital maranhense, período em que o turismólogo Antonio Noberto presenteou o Maranhão com a Exposição França Equinocial para sempre, trabalho que mostra um pouco do nascimento desta parte do Brasil. A Exposição foi inicialmente lançada no Palácio Cristo Rei, em 14 de agosto de 2012, com o apoio de Clores Holanda e Joana Bittencourt, e atualmente em cartaz no Forte de Santo Antonio, na Ponta da Areia, a convite da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). O trabalho foi escolhido naquele ano o “Melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís”.

“Me considero um pesquisador e escritor dedicado a assuntos basais que nos interessa como sociedade e como civilização (…) recebi um convite generoso de alguns confrades e confreiras que viram grande potencial no meu perfil para chegar a presidência, a exemplo dos amigos Osmar Gomes, Sanatiel Pereira, Ceres Fernandes, Ana Luiza Ferro e Clores Holanda, logo apoiados por Arquimedes Vale, Daniel Blume, Raimundo Meireles e Vavá Melo. A Casa gostou da proposta e respondeu com um fragoroso sim (…) Minha chegada à presidência da ALL é para fazer uma gestão compartilhada com todos os membros, respeitando os ditames do Estatuto e do Regimento da Casa, e valorizando a produção da confraria (..) Fazer parte da Academia de Letras da primeira cidade fundada na porção norte do país, berço de tantos escritores e poetas é uma honra. Estou feliz por ter sido eleito para presidir a Academia da Atenas Brasileira. (…) Minha missão é fazer com que o quadro (os membros e a produção deles) brilhe mais que a moldura”, arremata o Presidente eleito.

Ludovicense é o adjetivo gentílico que designa quem é natural de São Luís ou diz respeito a capital maranhense. O termo deriva de Ludovico, Luís, o rei da França, em latim.

A composição da nova diretoria da Academia Ludovicense de Letras ficou assim:

Presidente – Antonio Noberto
Vice-presidente – Ana Luiza Ferro
Secretária Geral – Clores Holanda
Primeiro secretário – Daniel Blume
Segunda secretária – Ceres Fernandes
Tesoureiro – Osmar Gomes
Segundo tesoureiro – Raimundo Meireles

Conselho Fiscal
Sanatiel Pereira
Arquimedes Vale
Vavá Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *