Aumentou o número de acidentes de veículos com quebra de postes, afirma Cemar

A Cemar apresentou levantamento que mostra o aumento do número de acidentes envolvendo veículos e quebra postes em todo Maranhão. Em 2017 houve um aumento de acidentes em 13%. Só na Grande Ilha o aumento foi de 46%. Foram registrados 2.109 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quase 6 postes por dia. Destes, 512 aconteceram em São Luís.

A recomendação é redobrar as atenções, pois estão chegando as chuvas, e neste período, segundo a Cemar, os registros são mais constantes, principalmente pelo descuido com a pista molhada. A aquaplanagem é comum, o veículo perde o contato com o asfalto ao passar por pista molhada, os freios não funcionam e o acidente é quase inevitável. Os prejuízos não são apenas para o proprietário e ocupantes do veículo, mas também para os moradores da região do acidente, já que pode haver interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Segundo o executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, “com o período chuvoso as pistas ficam escorregadias e muitos obstáculos ficam cobertos pela água dificultando a percepção dos motoristas. Os principais cuidados são andar sempre em velocidade reduzida e manter a manutenção dos veículos em dia. Evite sair com seu veículo durante as chuvas fortes e, redobre a atenção durante as chuvas no período noturno”.

A Cemar garante que tem feito ações educativas em diversas instituições e comunidades para evitar acidentes com quebra de postes e foram colocados elementos de concretos nos pontos com os maiores registros de ocorrências, uma espécie de defesa para amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro, preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *