Diminuem áreas de risco de desabamento em São Luís

A capital São Luís apresentou, no último levantamento feito sobre áreas de risco, uma diminuição de 7 pontos que eram considerados de risco para desabamentos ou desmoronamentos. As áreas são mapeadas todos os anos por equipes da Defesa Civil Municipal. Hoje (18) o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, destacou a redução em suas redes sociais.

As visitas de acompanhamento das áreas apontadas no monitoramento são feitas com frequência. Alguns pontos da Vila Lobão, foram identificados como áreas de risco. Uma ação realizada esta semana pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania teve como objetivo orientar famílias quem vivem em casas que ficam próximas a encostas sobre a impossibilidade de continuarem no local bem como fazer o recadastramento delas para que sejam apoiadas por projetos como o Aluguel Social e programas habitacionais a exemplo do ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Segundo o titular da Semusc, Breno Galdino, o trabalho realizado pela Defesa Civil na Vila Lobão tem caráter preventivo, a fim de proteger a vida das famílias que ali habitam e casos de possíveis sinistros. “A ação é um trabalho de rotina realizado anteriormente ao período mais crítico de chuvas intensas, previsto para os próximos meses. A iniciativa visa instruir os moradores sobre a impossibilidade de permanecer na área, fazer o ato de interdição e prestar toda a assistente às famílias junto aos órgãos de assistência social, no sentido de fornecer a elas o apoio necessário”, afirmou Breno Galdino.

Ainda conforme o secretário, a iniciativa também visa identificar os pontos mais críticos, para que seja analisada a viabilidade de realização de obras de contenção de encosta, galerias ou outra intervenção na área com o propósito de evitar deslizamentos.

2 pensou em “Diminuem áreas de risco de desabamento em São Luís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *