Em 24h chove quase a metade de toda chuva esperada para o mês de janeiro

A chuva forte que caiu durante a madrugada de hoje (10) provocou prejuízos em alguns pontos de São Luís. Segundo meteorologistas do Climatempo choveu 59 milímetros de chuva, quase a metade do que era esperado para precipitação de todo o mês de janeiro.

A média normal de chuvas do primeiro mês do ano é de 244mm e já caíram do dia 1º até hoje 126,4mm. De acordo com especialistas, a expectativa é que durante todo ano de 2018 as chuvas sejam uma constante nas cidades do Maranhão, o contrário só vai acontecer se houver um fenômeno meteorológico anormal.

O temporal intenso da madrugada não significa que já estejamos no período de chuvas, a explicação está no aumento da umidade sobre o Nordeste que voltou a acontecer com o deslocamento e o enfraquecimento do VCAN (vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera), que atuou sobre a Região nos últimos dias.

A alteração na circulação dos ventos faz o ar úmido se espalhar novamente aumentando as condições de chuva pelo interior e as áreas litorâneas da costa norte e da costa leste nos próximos dias.

Os problemas de infraestrutura já começaram a aparecer, como alagamentos em ruas do bairro Coroadinho e também revelou a fragilidade da estrutura de imóveis em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *