G1 mostra que o Maranhão é um dos dois estados com menor taxa de mortes violentas do país

O Maranhão está entre os estados do país com menor taxa mensal de homicídios e latrocínios. O G1 divulgou dados do seu ‘Monitor da Violência’ com monitoramento de todos os homicídios, latrocínios e lesão corporal seguido de morte no país.

O mapa revela que apenas Maranhão e São Paulo registram de 0 a 1 morte violenta por mês para cada 100 mil habitantes.

A capital maranhense, São Luís, já tinha saído da lista de 50 cidades mais violentas do mundo, segundo estudo da organização de sociedade civil mexicana Seguridad, Justicia y Paz, referente a 2017.

Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública confirmam a tendência da pesquisa, e apontam diminuição gradativa nos casos de homicídios nos últimos três anos. “Esta modalidade é um dos principais desafios das gestões na contenção do crime e da violência, pois o homicídio leva a outras ocorrências. As medidas e operações de impacto desenvolvidas pelo sistema de segurança, com o total apoio do Governo do Maranhão, mostram os resultados reconhecidos mundialmente”, avalia o secretário de Segurança, Jefferson Portela.

Em números absolutos, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos pelo governo do estado no combate à violência em 2017. O Maranhão tem a maior tropa de policiais da história, com mais de 12 mil profissionais; e desde 2015, mais de 800 viaturas foram distribuídas às polícias Civil e Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *