Rogério Cafeteira e Felipe Camarão agora estão no DEM

Grande fato político em nível nacional nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, o Democratas (DEM), lançou o nome do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à pré-candidatura ao Planalto do Planalto. No mesmo evento, houve um outro fato político que pode influenciar bastante nas eleições deste ano no Maranhão: as novas filiações ao partido.

Dentre estes, dois homens de confiança do governador Flávio Dino: o secretário de Educação, Felipe Camarão, e o líder da bancada de situação na Assembleia Legislativa, Rogério Cafeteira. Outros nomes de confiança do governo também estudam o ingresso na legenda.

O movimento, de uma vez só praticamente sacramenta uma tripla derrota do grupo que comanda a oposição ao governo do Estado, no ‘jogo de xadrez’ que será a composição das coligações partidárias para outubro.

Agora na oposição, Zé Reinaldo Tavares deixa de ter a oportunidade de controlar e ter apoio de uma importante sigla para lançá-lo em uma candidatura ao Senado. O fato fez o ex-governador lançar uma nota à imprensa comunicando adiamento e que ainda analisará um pedido para que se filie ao Democratas.

Da mesma forma, o deputado estadual Eduardo Braide pretendia ter apoio de Reinado e do Democratas, um forte partido no Maranhão nas articulações para sua pré-candidatura ao governo estadual. A chegada de novos membros à sigla pode dificultar isso ainda mais e até inviabilizar um eventual apoio.

Por fim, a terceira consequência da chegada de Cafeteira e Camarão ao DEM, é que grupo político que comanda a oposição deixa de ter uma importante sigla ao seu lado, o que refletiria não apenas no apoio político, como também em tempo de propaganda político partidária.

Agora é aguardar os próximos movimentos do tabuleiro para as eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *