Pela primeira vez em 48 anos família Sarney pode ficar fora do Congresso Nacional

Caso o resultado das últimas pesquisas se confirme nas urnas, e Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT) assumam as duas vagas da bancada maranhense no Senado, essa será a primeira vez em 48 anos que nenhum membro da família Sarney será eleito para o Congresso Nacional.

Isso porque essa também é a primeira vez que Sarney Filho (PV) arrisca abrir mão da sua confortável vida na Câmara Federal para tentar o Senado. Com o cenário favorável para os candidatos de Flávio Dino (PCdoB), Zequinha pode acabar sem mandato em 2019.

Desde 1970, o grupo vem ocupando cadeiras no parlamento brasileiro. O primeiro a se instalar por lá foi justamente o líder. José Sarney foi eleito senador em 1970, onde ficou até 1985. Na época ele ainda não tinha abandonado o Maranhão para estrategicamente transferir seu domicílio eleitoral para o Amapá.

Já Zequinha Sarney ocupa cargo na Câmara Baixa desde 1982. Ou seja, há 36 anos ele assumiu a política como profissão. Roseana Sarney (MDB), por sua vez, foi eleita deputada federal em 1990, e de 2002 até 2008 ocupou cargo no Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *