Edivaldo Holanda Júnior recebe, com a Feirinha São Luís, Prêmio Prefeito Empreendedor

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, recebeu na noite desta quinta-feira (31), o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), concedido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) a gestores municipais de todo o Brasil que implementaram projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A solenidade foi realizada no centro de convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma). Por ser vencedor da etapa maranhense, o prefeito Edivaldo já está habilitado a participar da edição nacional, cuja divulgação do prêmio acontecerá no dia 10 de maio em Brasília.

A Prefeitura de São Luís concorreu na categoria “Pequenos Negócios no Campo” com o projeto “Fomento aos Negócios do Campo” que beneficia 300 pequenos agricultores e mais de 30 mil pessoas. Inserido no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a ação tem como objetivo a inclusão social e econômica inédita na capital, tendo como foco transformar a vidas das pessoas e das comunidades da zona rural, no que se refere à qualidade de vida, por meio de qualificação profissional, mais trabalho, saúde e educação.

“O nosso objetivo com o projeto Fomento aos Negócios do Campo é promover dignidade, levar alimento à mesa a quem mais precisa, além de melhorar a vida das pessoas da zona rural. Quero agradecer a todo a nossa equipe de governo, secretários e, principalmente, aos pequenos agricultores e a população atendida pelo programa, que são os maiores protagonistas desta conquista”, disse o prefeito Edivaldo.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) foi idealizado pelo Sebrae e parceiros institucionais para valorizar e reconhecer os gestores públicos que colocam o empreendedorismo na pauta de sua administração, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais. Foram mais de 50 projetos participantes nesta edição e, no final, apenas 16 foram selecionados – cada prefeitura poderia inscrever até dois projetos em categorias diferentes.

EMPREENDEDORISMO

Edivaldo Holanda Júnior

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez, salientou a importância do papel dos gestores municipais que acreditaram no PSPE – ao todo foram 58 inscritos – por se destacarem na busca de modernizar a gestão pública e no fortalecimento do empreendedorismo local. “Parabenizo a todos os prefeitos finalistas e vencedores que fazem a diferença no Maranhão, porque acreditam no cidadão, fomentam os pequenos negócios, que desenvolveram a economia de sua cidade, proporcionando assim uma população mais dignidade”.

Prestigiaram o evento, o chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Marcelo Tavares, que representou o governador Flávio Dino; os deputados estaduais Edivaldo Holanda Braga; Levi Pontes de Aguiar, os vereadores Osmar Filho e Pedro Lucas; os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Helena Duailibe (Saúde), Conceição Castro (Comunicação), José Cursino Moreira (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Tati Lima (Informação e Tecnologia), a secretária adjunta da Semapa, Cristina Guedelha, o secretário adjunto de Sustentabilidade da Seplan, Pablo Rebouças, a primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, entre outras autoridades estaduais e lideranças políticas do Maranhão.

O prêmio incentiva o desenvolvimento da gestão municipal em prol da população. “Se a família é a célula da sociedade, o município é a célula de uma nação. Munícipes que vivem num ambiente saudável de promoção de serviços essenciais e de políticas públicas importantes de desenvolvimento econômico querem viver em um país melhor e tenderão a escolher representantes que pensam da mesma forma e querem promover o desenvolvimento sustentável seja do país, do estado ou do seu município”, enfatizou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

PROJETO VENCEDOR

O projeto Fomento aos Negócios do Campo é coordenado pela titular da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) Fatima Ribeiro, e conta com parcerias institucionais como a Secretaria de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Defesa Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) no abate do plantel de frango; e o “Mesa Brasil” do Sesc.

Conforme explicou a titular da Semsa, Fatima Araújo, a determinação do prefeito Edivaldo foi fundamental para que o projeto ganhasse o prêmio. O trabalho em conjunto com as demais pastas envolvidas também se tornou essencial “Desde o início de sua gestão pediu a todos os secretários que trabalhassem pela população mais carente, pelos que mais necessitavam. Levar o empreendedorismo ao homem do campo é que vamos continuar fazendo”, enfatizou. “Formamos uma equipe técnica que contou com o auxílio de várias secretarias. Ao final fizemos um planejamento que resultou nesta premiação que nos deixa muito orgulhosos”, acrescentou José Cursino.

Os benefícios, com a execução do projeto, se estendem além dos previstos pelos moradores da zona rural da capital. Melhor remunerados, os agricultores recuperaram a infraestrutura de sua produção, passando a produzir mais ou a agregar valor a seus produtos. E também a população mais carente ao garantir melhor auxílio na mesa, sendo que mais de 30 mil pessoas já foram atingidas direta e indiretamente pelo programa, em apenas nove meses de funcionamento.

Também receberam o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em suas respectivas categorias, os prefeitos e os prefeitos de Açailândia, Juscelino Silva (Desburocratização e Fiscalização); de Estreito, Cícero Neto (Implantação e Institucionalização Geral); de Presidente Dutra, Juran Carvalho (Inovação e Sustentabilidade); de João Lisboa, Juran Carvalho (Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária); de Barra do Corda, Wellryk Costa, (Município Integrante do G-100); e de Urbano Santos, Iracema Vale (Projetos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *