Sebrae lança Semana Global do Empreendedorismo em Brasília com programação em todo país e 80 eventos no Maranhão

A Semana Global do Empreendedorismo 2018 foi lançada nesta segunda-feira (05), em Brasília. O evento é a maior celebração mundial voltada para esta temática. Neste ano, tem como mensagem principal “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”. Serão mais de 5 mil eventos cadastrandos para meio de milhão de vagas, tendo como o Sebrae a instituição responsável  pela Semana, que este ano será ampliada.

O evento terá programação durante todo o mês de novembro, voltado para as ações de difusão da cultura empreendedora.

No Maranhão, por exemplo, serão 80 eventos em todas as 11 regionais e três núcleos de Atendimento Empresarial no estado.

A programação, no Maranhão, conta com o lançamento do Programa Líder Região dos Lençóis-Munim, dia 06; A Virada Empreendedora terá a participação de empresas Júnior, no dia 7; No dia 8, será realizada a solenidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor; E no dia 9, a Formatura de 20 jovens que participaram do Curso Orientando Pessoas com Síndrome de Down para Atender Bem.

No lançamento, em Brasília, a solenidade de abertura teve como moderador, o comediante Bruno Romano. Durante coletiva de imprensa, a diretora técnica do Sebrae Naciona, Heloisa Menezes, apresentou um levantamento sobre o perfil do jovem empreendedor que mostra brasileiros, cada vez mais cedo, estão investindo no próprio negócio. A pesquisa é inédita.

PESQUISA JOVEM EMPREENDEDOR

O interesse pelo empreendedorismo tem se manifestado cada vez mais cedo nos brasileiros, nos últimos anos; e a realização pessoal tem sido a maior motivação para a abertura de um negócio entre os jovens empreendedores. Essas tendências entre os jovens donos de micro e pequenas empresas no Brasil, foram identificadas em uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae.

O levantamento feito pelo Sebrae com 2.132 empreendedo- res, de todas as idades, de todo o país buscou traçar, pela primeira vez, o perfil do jovem empreendedor brasileiro. O resultado da pesquisa mostra que a ideia de se tornar um empreendedor já está presente bem cedo, tanto que 1 em cada 3 empresários (32%) já tinha algum tipo de pensamento nesse sentido antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, 80% já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos.

Outro dado importante é que quanto maior o porte da empresa, maior a proporção dos empresários que cogitaram iniciar o negócio mais cedo. No grupo das Empresas de Pequeno Porte (EPP), 42% dos empresários cogitaram empreender antes dos 18 anos (este resultado foi 51% maior que entre os MEI, onde apenas 28% cogitaram empreender antes dos 18 anos). Importante também desta- car que, sob diferentes aspectos, esse despertar para o empreendedorismo é ainda maior para aqueles empreendedores mais escolarizados.

Ainda de acordo com a pesquisa, os empresários mais jovens são os que mais realizaram algum curso de empreendedorismo antes de abrirem o negócio e, do mesmo modo, eles são os que fizeram mais cursos após iniciar sua vida empreendedora. 33% dos empresários até 24 anos fizeram alguma capacitação antes de empreender. Entre os donos de pequenos negócios com idade entre 25 e 34 anos, 32% se capacitaram antes de abrir a empresa. Já para aqueles com mais de 35 anos, 24% buscaram qualifi- cação prévia.

Outro dado importante revelado pelo levantamento do Sebrae é que os jovens empresários tendem a ser mais inovadores. Para 16% dos donos de negócios com até 24 anos as tecnologias, recursos e ferramentas disponibilizadas pelas suas empresas surgiram a menos de 1 ano. Esse percentual é bem maior que o verificado nos empresários com idade de 25 a 34 anos (9%), bem como dos empreen- dedores com mais de 35 anos (8%).

Quando considerados os empresários de todas as faixas etárias, 18% tiveram outro negócio antes do atual. E dentro deste grupo que já teve outro negócio antes, praticamente 4 em cada 5 empresários (79%), tem um negócio atual em segmento de atividade diferente do negócio anterior. Os empresários jovens com até 24 anos que tiveram experiência anterior como empreendedor variaram mais (83% tiveram negócio em segmento diferente do atual).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *