Prefeitura realiza manutenção em mais de 400 bueiros e galerias de Paço Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar está desenvolvendo uma programação de limpeza e desobstrução de galerias, canais e bueiros em diversos pontos do município. Uma empresa foi licitada para a prestação exclusiva deste tipo de serviço, que inclui recuperação, desobstrução e manutenção de caixas coletoras e galerias do sistema de drenagem pluvial no Município. Nesta terça-feira (19) as equipes iniciaram os trabalhos. O primeiro ponto foi a entrada da Avenida 3 do conjunto Tambaú, onde uma galeria de pelo menos 10 metros de profundidade estava a céu aberto e entupida.

A ação retira resíduos sólidos e dejetos conduzidos pela água da chuva e que se acumulam nesses locais. Segundo o prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que vem acompanhando o serviço de perto, o trabalho visa desentupir as galerias e canais dispostos ao longo das vias públicas para facilitar o escoamento das águas pluviais e para evitar acidentes.

“São mais de 400 bocas de lobo e bueiros que ficaram durante uns 30 anos sem manutenção, portanto está tudo entupido. Em três décadas, três pessoas morreram em Paço do Lumiar engolidas por bueiros sem tampas, fora os inúmeros relatos de acidentes. Este é um serviço importante até mesmo para evitar alagamentos em dias de chuva. No prazo de 60 dias tudo vai estar limpo e todos os bueiros estarão com tampas”, destacou o prefeito.

A ação vai trazer mais tranquilidade à população, foi o que disse João Evangelista, morador da Avenida 4 do Tambaú. “Tem 10 anos que moro aqui no Tambaú. Esta galeria sempre foi um grande problema. Já vi carros caírem aqui, pessoas se machucarem, sem falar que, quando chove, as Avenidas 3 e 4 ficam alagadas porque com as galerias entupidas não tem para onde a água escoar. Mas graças a Deus o prefeito Dutra ouviu nossos apelos e está resolvendo o problema. Estamos mais tranquilos agora”, acrescentou o morador.

Ainda esta semana, outros pontos serão contemplados pelo serviço de limpeza e desobstrução, entre eles todas as galerias dispostas ao longo das avenidas do Maiobão, Paranã e bairros que possuam sistema de drenagem.

A retirada de lixo, vegetação, material arenoso e demais resíduos que podem obstruir estes espaços é realizada de forma detalhada. As equipes de trabalho realizam, ainda, serviços de manutenção nos trilhos e tampas de galerias e bocas de lobo danificados, além de reposição de peças quebradas. Todos os bueiros serão cobertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *