Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (22) a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a Influenza de 2019.

A campanha teve início no dia 10 de abril para crianças, gestantes e puérperas, e segue vacinação para todo público-alvo até dia 31 de maio, sendo o Dia D em 4 de maio. Para alcançar a meta de, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está fazendo a mobilização dos gestores e técnicos das Unidades Regionais de Saúde (URS) para repassar orientações e ressaltar a importância de atingir a população alvo.

A vacina deste ano protege contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo H1N1, H3N2 e B. Em 2018, o Maranhão conseguiu atingir 94,65% de cobertura do público prioritário, com a aplicação de 1.398.309 doses.

“Faremos dois encontros de mobilização com técnicos das regionais de saúde do estado e convidados. Um deles já acontece no dia 28 de março, no Praia Mar Hotel, quando passaremos orientações sobre a campanha. O outro será no dia 4 de abril. A SES está empenhada e dará todo suporte aos municípios, que têm a responsabilidade de fazer a vacinação”, informa Helena Almeida, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES.

A vacinação contra a Influenza acontece anualmente e tem o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes entre os grupos prioritários, escolhidos com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o país, serão distribuídas 64 milhões de doses contra a gripe, dos quais 2.036.900 doses serão enviadas ao Maranhão em lotes, conforme cronograma do Ministério da Saúde (MS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *