Genival Alves vai discutir saneamento básico em São Luís

O vereador Genival Alves (PRTB) realizará, a partir deste próximo mês, uma série de reuniões em bairros da capital maranhense com o objetivo de discutir a situação do saneamento básico.

O parlamentar está finalizando projeto que objetiva apresentar dados; colher novos; tendo como meta priorizar o saneamento com foco no esgotamento sanitário em São Luís.

O pontapé inicial das discussões, segundo o vereador, que tratou sobre o tema na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (19), acontecerá no dia 13 de setembro, oportunidade na qual será promovida uma grande audiência pública no MultiCenter Sebrae.

O evento, além de moradores de diversas comunidades, reunirá especialistas no assunto e representantes da classe política.

“Será um amplo fórum de debates acerca da problemática da falta de esgotamento sanitário. Hoje, cerca de 80% da capital São Luís não conta com este tipo de serviço. A falta de saneamento básico implica na piora dos indicadores de saúde, além da proliferação de doenças, por exemplo. É necessário que a sociedade e a classe política se unam para verdadeiramente debater esta problemática e apontar soluções para resolvê-la”, afirmou.

Genival salientou, ainda, que foi de sua autoria proposta para implantação de três novas Estações de Tratamento de Esgotos na cidade, situação que ainda não se concretizou.

“Nesta audiência, o cidadão poderá dialogar diretamente com a classe política, com o seu representante, cobrar do mesmo e saber o seu posicionamento e trabalho em prol de uma saúde de qualidade em São Luís”, completou.

Carreta da Saúde – Como forma de contribuir para melhorar a prestação dos serviços de saúde, Genival Alves criou o projeto Saúde na Comunidade.
Uma das ações do projeto é a Carreta da Saúde. Trata-se de um caminhão que foi totalmente adaptado para abrigar consultórios médicos, odontológicos, sala de exames, farmácia básica, dentre outros serviços.

A unidade móvel, implementada com recursos próprios do parlamentar, continua percorrendo todas as regiões da cidade levando gratuitamente para a população serviços variados na área da saúde; além palestras, oficinas, manicure, pedicure, tratamento de beleza, dentre outras ações.

A Carreta da Saúde busca contribuir para solucionar problemas existentes no município que, de acordo com o vereador, possui apenas 32,2% do número ideal de equipes destinadas ao atendimento de saúde básica da família, determinado pelo Ministério da Saúde. “Nós precisamos melhorar o atendimento básico da família. O Governo Federal autorizou 338 equipes e o município só implantou 109. Ou seja, não estamos avançando. Aprovamos no primeiro semestre um projeto de resolução para implantar os 100% do programa saúde da família e estamos trazendo soluções, como o Saúde na Comunidade e a Carreta da Saúde”, finalizou Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *