Mudanças na Faculdade Estácio de São Luís

Nesta segunda-feira (11), a organização e as atribuições acadêmicas da Faculdade Estácio de São Luís foram elevadas pelo Ministério da Educação (MEC) com a publicação da Portaria nº 1.977/2019, que credencia a Instituição como Centro Universitário Estácio São Luís. Com a alteração da organização acadêmica, a Instituição ganha maior autonomia e reafirma a qualidade de sua atuação no Estado.

No Brasil, as instituições de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada nível de organização acadêmica pressupõe atribuições, compromissos, graus de autonomia e prerrogativas diferentes.

Para Antônio Teixeira, diretor geral e agora reitor da Instituição, o novo título conquistado é o coroamento do grande trabalho exercido por todos os colaboradores. “Entendemos que o credenciamento do Centro Universitário da Estácio São Luís atesta a qualidade da nossa Instituição, que conta com um modelo de ensino inovador, estrutura de ponta e um quadro de excelentes professores e colaboradores. Trata-se de uma grande conquista para todos nós, tanto alunos como professores e colaboradores, para São Luís e o Maranhão”, diz o novo reitor.

Pelo Decreto nº 9.235/2017, os Centros Universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Como já atendia a esses requisitos, a Estácio São Luís pleiteou, junto ao MEC, a transformação de sua organização acadêmica para Centro Universitário. Assim, as vantagens para os alunos são ainda maiores.

“Para os alunos, o título é um atestado do MEC de que eles estudam em uma instituição que atende todos os requisitos de qualidade preconizados pelo Ministério. O aluno passa a fazer parte de uma instituição com status de Centro Universitário, que será cada vez mais reconhecida e, por consequência, terá um peso ainda maior em seu diploma e um reconhecimento mercadológico também maior. Internamente, o credenciamento incentiva muito a pesquisa e a formação, inclusive com a possibilidade de oferta de mestrado e doutorado para a sociedade maranhense, futuramente”, afirma.

Diversos requisitos foram cumpridos para que a Estácio São Luís fosse considerada apta a se tornar um Centro Universitário, incluindo uma visita de avaliação da Instituição, realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, atestando a excelência da Instituição que acaba de ser credenciada como Centro Universitário. “Esse título fortalece e reforça o nosso compromisso com uma educação que transforma vidas. É também a realização de um grande sonho para todos que fazem parte dessa Instituição”, conclui Antônio Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *