Aprovada manobra para afundar Stellar Banner

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4oDN), informa que tomou conhecimento pela armadora Polaris Shipping, proprietária do Navio Mercante “Stellar Banner”, de que a seguradora do casco e máquinas concorda com o afundamento da embarcação, que está planejado para a próxima sexta-feira (12).

As empresas de salvatagem continuam com a retirada de objetos flutuantes, contaminantes e hidrocarbonetos de bordo.

O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico (NaPaOc) “Iguatemi”, da MB, estão na cena de ação para monitorar as atividades e vão permanecer no local após o alijamento a fim de verificar possíveis contaminações ou materiais volantes que por ventura se desprendam do Stellar Banner.

O Com4oDN mantém a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido, sempre atendendo às normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda
da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *