Veja o vídeo: Stellar Banner depois de 3 meses encalhado

O navio Stellar Banner, que está encalhado há 100km da costa maranhense, já tem parte de sua estrutura do convés fora da água, depois da retirada de 145 toneladas de minério de ferro.

A Marinha do Brasil divulgou nota nesta quarta-feira (03) informando que a operação de retirada chegou ao fim e agora seguem os trabalhos para a reflutuação do navio mercante. Existem duas possibilidades, ou a embarcação será afundada propositalmente em ponto seguro do alto mar, ou será rebocado para costa.

O professor de oceanografia da UFMA explicou à titular do blog que o navio deve ser rebocado e não afundado. “Acho pouco provável. As avarias relatadas no casco devem ser sanadas e o navio retornar para o seu porto de origem. Além do que as autoridades marítimas brasileira devem acompanhar rigorosamente este trajeto” esclareceu.

As imagens desta semana  feitas por celular mostram a parte da estrutura que estava submersa desgastada pelo mar, mas bem acima da superfície. O navio Patrulha Guanabara da Marinha supervisiona os trabalhos. A Marinha disse, ainda, que o navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já expondo parte do convés que estava submerso.

As atividades continuam em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *