150 pacientes do Amazonas serão transferidos para hospitais de 9 estados, entre eles o Maranhão

A transferência dos 150 pacientes de Covid-19 do Amazonas será realizada nas próximas horas para nove estados brasileiros, entre eles o Maranhão. A notícia foi divulgada em nota, nesta quinta-feira (14), pela Rede Ebserh/MEC que administra hospitais em vários estados brasileiros.

Em situação de caos, os hospitais de Manaus estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus. A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.

Veja nota na íntegra

Nota da Ebserh

Hospitais Universitários da Rede Ebserh/MEC receberão pacientes de Manaus com Covid-19. Os Hospitais organizam leitos de enfermaria e UTI para atendimento de, aproximadamente, 150 pacientes.

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio está sendo criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. Agora à tarde, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, encaminhou um ofício ao MS disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh a fim de ajudar o estado.

A expectativa é receber os pacientes nos próximos dias para tratamento em leitos de enfermaria e UTI. A infraestrutura necessária já está sendo organizada com leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade Federal de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiania (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL). Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

Mais informações deverão ser obtidas com o Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *