Após 400 mil mortes, Governo Federal anuncia programa de testagem

Após mais de um ano de pandemia e cerca de 400 mil mortes, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (28), que o governo federal vai implantar  um programa de testagem contra o novo coronavírus. A medida é recomendada por epidemiologistas e organizações sanitárias internacionais, desde a primeira metade de 2020, para monitorar a pandemia.

“Em breve, anunciaremos um programa de testagem da população com antígeno, para que possamos adotar uma política melhor de quarentena para esses indivíduos afetados pela Covid”, disse Queiroga.

A falha na implantação da testagem contra o novo coronavírus é uma das 23 acusações que podem ser feitas contra o governo de Jair Bolsonaro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, segundo lista preparada pela própria Casa Civil.

De acordo com a plataforma Covid-19 no Brasil, já foram realizados cerca de 43 milhões de testes no Brasil, mas esse número inclui exames PCR, de antígenos e sorológicos. Para efeito de comparação, a Itália, com uma população 3,5 vezes menor, fez 45 milhões de testes PCR, tido como “padrão ouro” para diagnosticar a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *