Medidas de restrição contra Covid-19, prosseguem até 2 de maio

Estão mantidas as medidas de restrição em vigor, até dia 2 de maio, anunciou o governador Flávio Dino, em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Leões. Destacou ainda o cenário da pandemia no estado e as novas medidas no combate à doença. Portanto, escolas públicas manterão aulas na modalidade online; escolas privadas no modelo hibrido (online e presencial); comércio, incluindo academias das 9h às 22h; supermercados  de 6h à 00; delivery até 23h; atividades religiosas presenciais suspensas no período; pessoas do grupo de risco afastadas do trabalho no setor público e privado.

Dino destacou que o Maranhão já alcançou 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 aplicadas. A marca reflete no número de cidades com imunização acima de 70% – que passou de 121 para 168, em uma semana. Na próxima semana, novas doses serão distribuídas aos municípios que alcançarem 75% de aplicação; e na semana seguinte, mais doses aos que chegarem a 80% ou mais de aplicação. Os dados devem estar lançados no sistema do Ministério da Saúde. O estado recebeu, até o momento, 1,5 milhão de doses, distribuídas aos 217 municípios e imunizando os públicos determinados pela campanha.

Sobre a compra da vacina russa Sputinik V, o Governo do Estado aguarda fim do prazo estipulado pelo Superior Tribunal Federal (STF), para definição da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). O prazo encerra dia 28 de abril e a Anvisa recorreu para ampliar a data. O Governo do Maranhão, por sua vez, se manifestou pela manutenção do prazo.

Leitos

A ocupação de leitos na rede estadual de saúde, estabilizou, ficando em média 75% nos leitos de Unidades de Terapi Intensiva (UTI) e 60%, os clínicos.  “Estamos em estabilidade no que refere à ocupação dos leitos de UTI. Isso significa algo promissor, que haverá redução de danos”, reiterou o governador.

Ações sociais

Prosseguem as medidas de Governo em apoio ao emprego e renda das famílias. Jantar servido a R$ 1, nos 55 Restaurantes Populares; distribuição de máscaras (1 milhão) e cestas básicas (mais 174 mil) em todo o Maranhão; adiantamento da primeira parcela do 13º para servidores estaduais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a ser pago no dia 26 de abril; sorteio do Minha Casa Melhor, neste sábado (24), para 1.100 famílias maranhenses; ampliação do prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *