Prefeitura fortalece os serviços de assistência social às famílias ribamarenses

A prefeitura de São José de Ribamar ampliou, nos primeiros dias de gestão, vários serviços, programas e projetos para as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas). O objetivo é garantir direitos e cidadania, cuidar das pessoas e avaliar desafios por conta da pandemia da Covid-19.

Outras ações incliuem a atualização do sistema do programa Criança Feliz, que atendeu 400 indivíduos, entre crianças entre zero a seis anos e gestantes, com visitas domiciliares; além da entrega de 367 kits pedagógicos.

Os Creas, por meio do Serviço de Atenção e Proteção Especializada a Indivíduos e Famílias (Paefi), realizou 426 acompanhamentos familiares. Além disso, foi entregue mais de 15,8 mil refeições para famílias acompanhadas pelo Cras do São Raimundo. A medida garante a segurança alimentar e nutricional. Outro resultado importante, foi a aquisição de veículo para o Conselho Tutelar das Vilas, fortalecendo assim o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, no município.

A descentralização do Cadúnico, para as diversas unidades de Cras São Raimundo, Turiúba, Nova Terra e Trizidela da Maioba, é outra medida de destaque, garante acesso e agilidade a serviços essenciais à população. O Cadúnico disponibiliza serviços assistenciais.

Entre estes, isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, bolsa família, acesso ao programa Água para Todos, carteira do idoso, acesso ao programa Brasil Alfabetizado, tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada e o projeto Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa, Minha Vida.

A Semas também trabalhou firme concedendo vários benefícios à população, tais como:  Auxílio Funeral, cestas básicas e enxovais. Articulou diversas parcerias para oferecer para as famílias e jovens inclusão socioprodutivas com destaque para o SESI, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Senac, IFMA.

O trabalho continua firme com parcerias para possibilitar direitos e acesso à população, por exemplo, parceria com Unicef e Cesjo com a doação de meia tonelada de arroz, cinco mil kits de higiene bucal, cinco mil máscaras, dentre outros itens de higiene. O trabalho da Semas tem sido incansável e segue em ritmo acelerado, pois tem oferecido mais cidadania e direitos a cidade, além do cuidado com as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *