Medida federal simplifica compra de vacinas contra Covid-19

Nova medida provisória, editada pela presidência da República, simplifica a compra de vacinas contra Covid-19, além de insumos e de bens e serviços necessários à vacinação no país. Em janeiro, o governo baixou uma medida de teor semelhante e que já foi convertida na Lei 14.124/2021.

Publicada nesta terça-feira (4), a medida autoriza a administração pública dos entes federativos, de todos os poderes e órgãos constitucionalmente autônomos, a dispensar licitação para a aquisição desses bens e serviços. Libera ainda para realizar pregão, eletrônico ou presencial, com prazos reduzidos; e a prever em contrato ou instrumento afim, cláusula que estabeleça pagamento antecipado dos itens.

As determinações têm caráter excepcional, direcionadas a atos praticados durante a pandemia. O documento cita que “o disposto nesta Medida Provisória aplica-se aos atos praticados e aos contratos ou instrumentos congêneres firmados durante o período de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública de importância nacional decorrente da pandemia de Covid-19, independentemente do seu prazo de execução ou de suas prorrogações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *