Prefeitura realiza blitz educativa para jovens

A prefeitura de São José de Ribamar realizou uma blitz educativa, na MA 201, próximo à entrada do bairro Outeiro, no domingo (16). A Blitz da Juventude teve objetivo chamar atenção deste público para temas importantes, como prevenção à Covid-19, perigos da combinação álcool e direção e combate ao abuso e exploração sexual infanto juvenil. Na ação, além da entrega de panfletos educativos, foram realizadas encenações dos temas abordados.

Na primeira encenação, um garoto de 13 anos era abordado por mulher adulta e forçado a sair do local com ela. Em seguida, uma outra criança surgia segurando um cartaz com a frase “eu estou falando a verdade mamãe”. A ideia foi demonstrar que crianças e adolescentes vítimas de violência sexual costumam apresentar sinais ou apresentar mudanças no comportamento, denotando que algo de grave aconteceu.

A segunda encenação foi relacionada ao relaxamento dos jovens quando o assunto é prevenção contra a Covid-19. Uma jovem sem máscara recusa proteção e acaba adoecendo. Na terceira e última cena foi a vez de falar de álcool e direção. Uma jovem simulando estar dirigindo é abordada por uma amiga que oferece bebida alcoólica a ela, a jovem motorista recusa e sai do local com um copo de água.

Para o estudando Ervilson Santos de 19 anos, que passava no local, a movimentação causou impacto. “Fiquei bem pensativo depois que vi essas apresentações, principalmente na parte da Covid, porque nós jovens achamos que somos imunes e tem muita gente da minha idade morrendo”, disse o rapaz. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *