Polícia Federal investiga fraude a licitações no Maranhão

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (22), a operação Inter Pares, nas cidades de São Luís, Bacurituba e Bom Jesus das Selvas. O foco é desarticular grupo criminoso que promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais em Bacurituba e Bom Jesus das Selvas. As fraudes envolvem verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia da Covid-19.

A polícia constatou a falta de capacidade econômica da empresa investigada. O custo dos produtos vendidos era incompatível com os ganhos nos 12 meses anteriores ao período de monitoramento. Enquanto adquiriu cerca de R$ 33,3 mil dos itens de contratos públicos no período, a empresa, vendeu mais de meio milhão de reais aos municípios de Bom Jesus das Selvas e Bacurituba.

O principal investigado utilizava “laranjas” para figurarem como proprietários da empresa, que supostamente fornecia os produtos. Simultaneamente, concorria nessas licitações, assinando propostas em nome de outra empresa.

A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, simulação de compra e venda, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 23 anos de prisão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *