Prefeitura de São José de Ribamar realiza testagem em massa para detecção da Covid-19

Para fortalecer ainda mais o trabalho de prevenção e combate à Covid-19, a Prefeitura de São José de Ribamar está disponibilizando testagem em massa para toda a população. A prefeitura está disponibilizando os testes na unidade do IFMA/SJR, na MA 201(estrada de Ribamar), de 8h às 17h, e também na área externa do Hospital Maternidade do município, onde uma tenda foi montada exclusivamente para isso.

O teste de antígeno, também conhecido como “teste do cotonete”, é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Quem quiser participar, deve apresentar documento com foto, comprovante de residência e seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool 70%, e respeitar o distanciamento social, medidas que impedem a propagação do coronavírus. As pessoas que já foram vacinadas não podem participar da ação.

Uma das pessoas que fez o teste, foi o agente de endemias Marcos Aurélio, que em menos de 15 minutos teve seu resultado conhecido e deu negativo. “Achei uma iniciativa muito importante, principalmente neste momento em que vivemos, desta terceira onda, pior que a primeira. Testes em massa ajudam a identificar números mais reais de casos, muitos assintomáticos nem sabem que estão com o vírus e acabam transmitindo aos outros”, disse o agente.

A testagem em massa é uma ferramenta eficaz no combate à Covid-19, pois auxilia a identificar os casos positivados, mapear a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rapidamente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *