Novo arcebispo de São Luís toma posse

Uma missa de acolhida a Dom Gilberto foi celebrada no Parque João Paulo II, nesse domingo (18), em São Luís, marcou a saída de Dom Belisário a frente da Arquidiocese de São Luís por quase 16 anos e também a chegada do novo arcebispo da capital.

Dom Gilberto foi nomeado no dia 2 de junho depois do Papa Francisco acolher o pedido de renúncia, por idade, de Dom Belisário, que deixa a Arquidiocese de São Luís aos 75 anos.

Durante a Santa Missa, Dom Belisário saudou Dom Gilberto Pestana e fez pausas emocionado, falando sobre sua renúncia e a saudade que vai sentir. Entre os projetos a partir de agora está o retorno ao estado de Minas Gerais para reencontrar a família.

Paraense, Dom Gilberto estava à frente da Diocese de Crato, no Ceará, mas conhece bem o povo e a cultura do Maranhão. Ele foi bispo da Diocese de Imperatriz entre os anos de 2005 e 2016. O momento de entrega do báculo, símbolo do ofício de bom pastor, a Dom Gilberto Pastana, foi aplaudido por padres, bispos que acompanharam a celebração.

Com a pandemia e medidas de prevenção católicos puderam acompanhar a celebração ao vivo pelo Youtube da catedral metropolitana. Os fiéis que estavam presentes na Santa Missa eram convidados do clero e agradeciam pela oportunidade em poder participar de um momento tão especial pra Igreja Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *