Porto do Itaqui: 4º do Brasil em movimentação de cargas

No primeiro semestre de 2021, o Porto do Itaqui subiu mais um degrau e agora está no top quatro dos portos públicos em movimentação de cargas, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado nesta semana. Com mais de 15 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o porto público do Maranhão foi também o que mais cresceu, entre os dez maiores portos organizados, atingindo a marca de 32,29% em relação ao mesmo período do ano passado.

As cargas com maior alta no Porto do Itaqui no semestre foram as de granéis líquidos, 90% acima do que foi movimentado no primeiro semestre de 2020 (e se considerarmos somente as operações de entreposto, o aumento chegou a 441%). Também tiveram crescimento as operações de soja (19%) e de carga geral (7%).

A movimentação de cargas no setor portuário do país cresceu 9,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Estatístico Aquaviário da Antaq. Juntos, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 591,9 milhões de toneladas no período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *