Corte de energia para baixa renda é retomado pela Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) voltou a permitir o corte de energia energia aos consumidores de baixa renda. A medida vale a partir desta sexta-feira (1º). Em abril, a agência suspendeu o corte por inadimplência, aos beneficiários da tarifa social, em razão da pandemia do coronavírus.

O corte por inadimplência pode ocorrer por falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica; e de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste. Antes do corte, a distribuidora deve encaminhar uma notificação ao consumidor, impressa em destaque na fatura, com antecedência mínima de 15 dias.

Se enquadram como baixa renda quem tem renda menor ou igual a meio salário mínimo; inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até três salários mínimos; e que tenham na residência, algum portador de doença crônica em tratamento que necessite uso contínuo de equipamentos vitais movidos a energia elétrica. Se enquadram ainda, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *