Privatização da Petrobras na pauta do Governo Federal

A Petrobras questionou o Ministério da Economia, sobre estudos para um projeto de lei que trata da venda de ações e perda da maioria do controle acionário da estatal. Ocorre que, com o mais recente aumento no preço da gasolina e diesel, o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados de Governo, voltaram a falar na privatização da empresa.

Em entrevista a rádio, Bolsonaro confirmou que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo, mas fugiu pela tangente, dizendo não se tratar de um processo imediato. “Privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã, quem der mais leva embora. É uma complicação enorme. Se você tirar do monopólio do Estado, que existe, e botar no monopólio de uma pessoa particular, fica a mesma coisa ou talvez até pior”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez acenos à privatização da empresa ao sugerir “pensar ousadamente” sobre o tema. Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), confirmou estudos, mas afirmou que “nada foi decidido” e que a pauta agora é “avançar na privatização dos Correios”. Enquanto isso, a estatal lucra. As ações preferenciais da empresa fecharam com valorização de 6,8%, enquanto as ordinárias avançaram 6,1%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.