Apesar da greve, Detran-MA mantém serviços ao público

O atendimento na sede do Detran-MA, Postos Avançados e nas 15 Ciretrans nos municípios continua sendo feito, apesar da greve iniciada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Sindsdetran) e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sintsep). A paralisação foi considerada ilegal pela Justiça. A meta do Detran-MA é manter seus serviços funcionando em todo o estado.

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, afirmou que a direção do órgão respeita o movimento e reconhece como justas as reivindicações, mas que a paralisação não é adequada para o momento. “Sempre estivemos abertos ao diálogo com todos os sindicatos de categorias e viabilizamos atender as reivindicações possíveis. O que não é possível, conversamos e mostramos porquê, sempre buscando o diálogo”, disse.

Sobre o auxílio-alimentação, Nagib informou que continua sendo pago normalmente, inclusive aos servidores que se afastam do trabalho por questões previstas em lei. A diretoria do Detran-MA e o Governo do Estado já estão atuando na tentativa de garantir também futuramente tal benefício.

Quanto ao reajuste salarial, lembrou que o Governo do Estado está impedido de atender tal reivindicação, em função da Lei Complementar 173/2020. Esta proíbe reajuste salarial de servidores federais, estaduais e municipais, até 31 de dezembro de 2021. Após este prazo, tema deve ser estudado.

“O Detran-MA mantém-se aberto ao diálogo com todas as categorias, pois seu objetivo maior é garantir melhores condições de trabalho, valorização dos servidores e manter o atendimento de qualidade à população”, afirma Francisco Nagib.

Melhorias no sistema

O Detran-MA está migrando para uma nova plataforma, a Detran Net, que possibilitará a ampliação do número de acessos simultâneos – de 400 para 10 mil usuários – e mais agilidade na prestação de serviços digitais. O novo sistema deve entrar em operação em dezembro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *