Auxílio Brasil pode ter valor reduzido pelo Governo Federal

O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, afirmou que a pasta não sabe como fará para cumprir a promessa do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, de tornar o Auxílio Brasil de R$ 400 permanente. O Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família prometendo incluir mais pessoas e vulnerabilidade, com pagamento de benefícios maiores.

“O que nos falta tecnicamente para que o programa seja permanente é a questão da fonte permanente [de recursos]. A gente não tem hoje uma fonte permanente para que essa despesa seja permanente”, disse Colnago.

A previsão antes do anúncio do benefício permanente era que o valor retornasse a R$ 224,41 em 2023, mesmo patamar que está sendo pago neste mês de novembro. Para conseguir torná-lo permanente, o governo precisa cortar de alguma área ou criar nova fonte de recursos e assim financiar o complemento no valor.

Neste ano o reajuste depende da aprovação da PEC dos Precatórios, atualmente sob relatoria de Bezerra na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A ideia é pautar a proposta no dia 24 de novembro. Para os próximos anos, no entanto, o governo precisaria apresentar fonte de recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *