Covid-19: Anvisa orienta comprovar vacinação para entrada no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje, 25,

recomendação para que o governo federal adote a exigência de apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19 para quem vier de outros países ao Brasil. Foram duas notas técnicas, sendo uma com recomendações para quem chega por terra e outra, avião. Nos dois documentos, aconselha a apresentação do certificado de vacinação.

Se o Ministério da Saúde aceitar a orientação, quem vier ao Brasil de outros países deverá provar que foi vacinado com as duas doses há pelo menos 14 dias. Além disso, no caso do transporte aéreo, o certificado deve ser combinado com a apresentação de um teste negativo.

Mas, se depender da presidência, essa exigência não será permitida. Jair Bolsonaro já reuniu com a diretoria da Anvisa e reforçou sua defesa da abertura. “Conversei hoje com o chefe da Anvisa, e trocamos informações nesse sentido. Eu não mando, não interfiro na Anvisa, ela é independente. Mas, da minha parte, eu não teria fronteira fechada”. A Anvisa, por sua vez, informou que emite orientações, mas, a decretação de normas parte do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.