Em coletiva, Flávio Dino diz que uso de máscaras em locais fechados será opcional no Maranhão

O governador Flávio Dino (PSB), anunciou, em coletiva na tarde desta

quinta-feira (11), o uso opcional de máscara em ambientes fechados. A medida vale para cidades com 70% da população vacinada contra a Covid-19. A decisão foi tomada após reunião com médicos infectologistas, com base em números da pandemia e pelo índice de vacinação contra o novo coronavírus no Maranhão.

Segundo o decreto, o uso da máscara será facultativo em locais abertos, em todo o estado – municípios podem editar normas exigindo o uso da máscara. Em locais fechados, o uso pode ser opcional em cidades com mais de 70% da população vacinada. Será obrigatória a máscara em locais fechados nas cidades com menos de 70% de vacinados.

No caso de reuniões e eventos, estes devem seguir as regras sanitárias editadas pelos municípios e ter taxa de contaminação menor que 1. Serão mantidas outras normas sanitárias em combate e controle à Covid-19. Dentre elas, está a limpeza das mãos e ambientes arejados e o afastamento, por 14 dias, de funcionários e servidores com sintomas da doença.

Foi anunciado ainda, a 3ª dose da vacina em pessoas com 50 anos ou mais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os municípios que possuem vacinas estocadas, que em vez de devolver ao Estado, eles possam iniciar a vacinação deste público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.