Mais chuvas intensas no Maranhão, alerta boletim climático

O Maranhão vai enfrentar um período de mais chuvas intensas e bem acima da média normal. É o que alerta boletim climático feito por diversos Centros de Meteorologia do Nordeste, que prevê fortes chuvas para a região norte do estado, no primeiro semestre de 2022.

Segundo o boletim, a previsão é de chuvas acima da média histórica, no centro-norte do Brasil, incluindo quase toda a metade oeste da região Nordeste. As águas vão atingir o Maranhão, Piauí e em grande parte, a Bahia.

Para janeiro, fevereiro e março, os volumes de chuva podem exceder 900 milímetros A cidades maranhenses com maior previsão de chuva para o período são Turiaçu, Bacabal e São Luís.

O boletim foi elaborado com a colaboração dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, incluindo o do Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Desabrigados

Prevendo o aumento das chuvas, Municípios com histórico de ocorrências de enchentes, por conta do período chuvoso, já recebem atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Cidades nas regiões em torno dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim já sentem os efeitos das chuvas. Na lista estão Pedreiras, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Benedito Leite. A Defesa Civil, órgão do CBMMA, monitora para prevenção de acidentes e presta auxílio a desabrigados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *