Sempaf faz balanço e destaca sucesso no primeiro ano de gestão em Ribamar

O que dizer de 2021? Todo final de ano somos levados a pensar e a repensar sobre o que fizemos no ano que está findando. Esse primeiro ano da prefeitura de São José de Ribamar, sob a gestão de Dr. Julinho, foi um marco na vida de todos, dos que trabalharam e dos que receberam os frutos desse trabalho. A Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (Sempaf) faz parte desse sucesso, por meio do secretário André Siqueira.

“É estimulante e contagiante, participar de um projeto que definitivamente saiu do papel. Não só pelos incontáveis quilômetros de asfalto ou pelas inúmeras escolas reformadas, mas principalmente por sentir que estamos cuidando da nossa gente”, destacou o secretário .

O primeiro ano é sempre o mais difícil. O desconhecido, a adaptação, o novo, a herança, tudo isso poderia ter sido um álibi para justificar a ausência de ações importantes em 2021. Mas na verdade, foi o que impulsionou a gestão.

“Viemos e estamos motivados, com gosto de gás, para continuar fazendo muito mais nos próximos anos”, frisou.

O que dizer do Auxílio Cidadão? Serão 10mil famílias beneficiadas. E o Cartão Merenda? São 26mil alunos beneficiados. É literalmente colocar comida no prato de quem mais precisa. Os esforços para manter o equilíbrio financeiro e orçamentário tinha uma causa importante. O empréstimo almejado por outras gestões chegou agora em São José de Ribamar. São quase 30 milhões de reais que mudarão a vida de muitos ribamarenses, garantindo o direito constitucional de ir e vir.

E a Saúde? Que desafio enorme iniciar a gestão de um serviço tão importante para a sociedade no meio de uma pandemia. Na vacina, a prefeitura não mediu esforços e tem cumprindo suas metas. São José de Ribamar foi reconhecido nacionalmente como o primeiro município com mais de 100 mil habitantes a zerar o número de óbitos por Covid.

No hospital, realizamos mais de 400 cirurgias durante o ano. A Central de Parto de São José de Ribamar está quase nascendo.

Os profissionais da saúde são tratados com respeito e dignidade. A Prefeitura conhece a realidade desses profissionais como ninguém, não é à toa que constantemente melhora as condições de trabalho e honrando-os com seus salários em dia.

Nesse ano, nos alegramos também com os novos proprietários de terras. A Regularização Fundiária deu celeridade a esses processos trazendo alegria e justiça para essas pessoas. Alegria, também, de ver os produtores rurais produzindo e vendendo os frutos do seu trabalho, a SEMAGRI foi incansável em valorizar esses profissionais, dando assistência e todo suporte necessário.

O futuro de Ribamar não foi esquecido. A Semjuv, em parceria com instituições privadas, treinou e capacitou nossos jovens ribamarenses, aumentando as chance de inserção no mercado de trabalho.

“Nossos projetos culturais foram adaptados, para segurança de todos. Fizemos, então, a primeira live de São de João, que foi um verdadeiro sucesso de visualizações com a participação de grupos populares locais”, disse André.

A nova política fiscal inovadora e arrojada trouxe consigo um sentimento jamais visto. Tá valendo à pena. A população agora pode perceber e ver o retorno de seus impostos pagos com tanto suor.

“Não mediremos esforços para estimular a economia local. A Feirinha da Nossa Gente veio para estimular o mercado local, artesanato, culinária, cultura, turismo, tudo junto e misturado. Além disso, seremos o primeiro município da região metropolitana a ter construções acima de 30 andares”, destacou o secretário.

Fomentar a economia e gerar emprego, esse também vai ser o legado dessa gestão. Acolhimento, assistência, amor ao próximo, essas foram, sem dúvida, a marca da SEMAS nessa nova gestão.

“Entendemos e colocamos em prática o papel social do poder público na vida da população ribamarense”, frisou.

E os servidores? A prefeitura está concluindo o ano de 2021 e antecipou todos os pagamentos de salário.

Pagar em dia é obrigação, pagar antecipado é reconhecimento e valorização.

No ano pandêmico, a prefeitura precisou de soluções rápidas e inteligentes. Foi aí que veio a ideia do Ligados. A prefeitura conseguiu alcançar as casas dos alunos, por meio de um canal de televisão, sem depender de internet, com aulas de qualidade.

Os professores estão de parabéns. Falando neles, a prefeitura não poderia deixar de prestigiar essa classe que sem dúvida é a grande responsável pela mudança no futuro de muitas gerações.

A prefeitura concedeu um 14° salário e um abono aos professores da rede municipal, nada mais justo pelos desafios enfrentados com sucesso.

“Chegamos ao final do ano, período que traz consigo um sentimento fraterno, de celebração e de reflexão. Nao podiamos deixar essa data passar em branco. Está na rua o Natal da Nossa Gente. Casa do Papai Noel, ônibus iluminado intinerante, cantada natalina, entre outras atrações para celebrar o nascimento daquele que nos proporciona todos os dias saúde e sabedoria para conduzir da melhor maneira essa cidade chamada São José de Ribamar”, finalizou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *