Chuvas já atingem mais de 1.100 famílias no Maranhão

Chegou a 1.126, o número de famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas  no Maranhão, segundo dados do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA), da noite de quarta (12). Sete cidades estão em situação de emergência: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz.

Em Imperatriz, uma das mais afetadas, o número de desabrigados e desalojados aumentou, por causa do nível do Rio Tocantins, que voltou a subir. A elevação das águas é de 10,30 metros, mais de três metros acima da cota de inundação. No município, já são cerca de 279 famílias diretamente atingidas.

Na cidade de Mirador, o nível do Rio Itapecuru está baixando lentamente, segundo o Corpo de Bombeiros, marcando 4,67 m, até a tarde dessa quarta. Alguns povoados ainda estão isolados por causa da inundação.

Em Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do Rio Mearim está com tendência de aumento, chegando a 5,93 m, próximo da cota de inundação. Em Caxias, a cheia do rio Itapecuru deixou cerca de 24 famílias desabrigadas e a previsão é que o número cresça, pois as chuvas fortes continuam na cidade. O nível do rio chegou a 5,99 m, atingindo a cota de enchente.

Equipes dos Bombeiros estão nas cidades afetadas, trabalhando na retirada da famílias, entrega de alimentos e remédios e orientando para minimizar os riscos e prejuízo. A ação tem apoio da Defesa Civil e prefeituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *