Lula venceria Bolsonaro em primeiro turno, diz pesquisa

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) sairia vitorioso no primeiro turno, em uma eleição tendo o presidente Jair Bolsonaro (PL) como adversário. Quem diz é a primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições 2022, realizada pela Quaest Consultoria, por encomendada Genial Investimentos. O petista registra 45% das intenções de voto, quatro pontos percentuais a mais do que seus adversários somados. Bolsonaro ficaria em segundo lugar, com 23%.

Os outros nomes que figuram na pesquisa são o do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que ficou em terceiro lugar, com 9%; seguido pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não pontuaram.

Quando refere a um possível segundo turno, em disputa com Bolsonaro, Lula venceria com 54%, enquanto o atual presidente pontuaria com 30%. Com Moro, este pontuaria também com 30% e Lula, 50%. Os dados relativos ao primeiro turno foram colhidos na pesquisa estimulada, na qual é apresentada ao entrevistado uma lista de candidatos.

O petista vence também na pesquisa espontânea – sem lista de candidatos. Ele pontua com 27%, enquanto Bolsonaro fica com 16%. Moro e Ciro dividem o mesmo índice – 1%. Nesta modalidade, chama a atenção o grande índice de indecisos – 52% e dos que não querem nem Lula, nem Bolsonaro  – 26%. No quesito rejeição, segundo a pesquisa, o presidente lidera com 66% e o petista soma 43%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de janeiro, com entrevistas a duas mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número BR-00075/2022.

Os altos índices de indecisos e rejeição, têm atraído os projetos da chamada terceira via, que trabalha para viabilizar um pré-candidato a disputar com os majoritários. Contudo, ainda que sejam números expressivos, a popularidade de Lula continua subindo e a de Bolsonaro, caindo. Um retrato do que serão estas eleições em outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *