O escritor Olavo de Carvalho faleceu, na noite de segunda-feira (24), aos 74 anos. Embora o perfil oficial dele não tenha sido informado a causa da morte, a filha, Heloísa de Carvalho, afirmou que o pai morreu em decorrência da Covid-19. Ele anunciou ter se infectado com o novo coronavírus, dia 16 e já enfrentava alguns problemas de saúde. Era considerado o ‘guru do bolsonarismo’ e tratava com pouco caso a Covid-19 e a vacina.
Apesar da predileção da família Bolsonaro pelo escritor, as relação estremeceu tanto, que Olavo de Carvalho chegou a mostrar sua insatisfação em um evento ao público. “Ele [Jair Bolsonaro] me usou como ‘poster boy’, ele me usou para se promover e se eleger. Depois disso não só esqueceu tudo o que eu dizia, mas até os meus amigos que estavam no governo ele tirou”, afirmou em live, no dia 20 de dezembro do ano passado.
O presidente Jari Bolsonaro se manifestou em suas redes sociais sobre o falecimento do escritor, dizendo que ele era “um dos melhores do país”. Em suas redes sociais, a filha, Heloisa de Carvalho, também lamentou a morte do pai e pediu que “Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu”. Os dois não se falavam desde 2017.