Vacina contra a Covid-19 é diferencial no enfrentamento da doença, após um ano

Hoje, dia 17 de janeiro de 2021, completa um ano que a enfermeira Mônica Calazans tomava a primeira dose da Coronavac, em São Paulo. Ela foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Um ano depois, a imunização já tem seus efeitos positivos no combate ao coronavírus.

Este primeiro ano da vacinação, fez uma grande diferença para que o país pudesse ter esperança de atravessar a crise sanitária, mesmo tendo sido após um atraso, provocado pelo governo Jair Bolsonaro (PL). A negligência se repetiu com a imunização de crianças.

Quase 70% das pessoas que tomaram a vacina, mesmo contraindo novamente a doença,, têm tido sintomas leves e conseguem se recuperar em isolamento domiciliar.  O lado negativo é que, os 30% não tomaram as doses – primeira ou a segunda – têm sofrido com as formas mais graves.

No rol de aumento de casos, a maioria das vítimas são os que recusaram a imunização. Estes são também, a maior parte dos internados, como mostram várias pesquisas. Interessante que, a maioria dos que se negam a vacinar contra a Covid-19, tomaram tantos outros imunizantes ao longo da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *