Maranhão é alvo de operação da PF que combate trabalho escravo

Três mandados de busca e apreensão cumpridos na cidade cearense de Uruoca, nesta quinta-feira (17) são resultado de operação da Polícia Federal do Maranhão,  realizada nesta quinta-feira (17).  A ação é fruto da operação ‘Prunifera’, que tem como objetivo combater o tráfico de pessoas e a redução das vítimas a condição análoga à de escravo. O trabalho tem apoio da Superintendência Regional de Polícia Federal do Ceará

A investigação aponta que, cearenses forma trazidos ao Maranhão com a promessa de trabalho, mas estavam submetidos à condição análoga à de escravidão. Eram 31 pessoas, sendo duas menores de idade, que ficavam em um alojamento sujo, sem energia elétrica, nem água encanada. As vítimas tomavam banho era tomado em um criatório de peixe, com água barrenta e malcheirosa e dormiam em redes ao relento, enquanto um dos suspeitos repousava dentro da casa, sozinho.

As vítimas caminhavam cerca de 3 km até o local do trabalho para extração da folha de carnaúba com uma jornada de mais de 12 horas e alimento insuficiente. Os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão e de tráfico de pessoas. As penas podem ultrapassar 16 anos de prisão.

A operação foi intitulada de ‘Prunifera’, porque a palavra vem do nome científico da carnaúba – copernicia prunífera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *