Cidades portuárias da Ucrânia são atacadas pela Rússia

Começou com uma nova onda de ataques da Rússia, atingindo áreas civis da Ucrânia, neste oitavo dia de guerra. O foco de atenção está no sul ucraniano. Após os russos tomarem a cidade de Kherson ontem, as cidades portuárias de Mariupol e Odessa são hoje alvo de avanços das forças russas.

Na capital ucraniana, Kiev, há relatos de destruição e revide a avanços russos. Para hoje, há a expectativa de uma nova rodada de negociações a respeito do conflito. A Ucrânia descarta uma rendição e exige um cessar-fogo, assim como a retirada das forças invasoras de seu território.

A Rússia exige o reconhecimento da Crimeia, anexada em 2014, pelo presidente Vladimir Putin, como território russo. Exige ainda, a “desmilitarização do Estado ucraniano”.

Cerca 1 milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia em razão dos ataques no país, diz a ONU (Organização das Nações Unidas). A Rússia reconhece ter perdido cerca de 500 soldados no conflito, número menor do que os quase 9 mil russos mortos contabilizados pelos ucranianos. Já a Ucrânia, diz ter perdido mais de 2.800 de seus soldados.

Apesar do avanço da guerra, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov afastou o risco de uma guerra nuclear. Para ele, essa possibilidade está na “mente do Ocidente, não na dos russos”. Já o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, prometeu que reconstruirá seu país e disse que a Rússia “pagará por isso”.

Nesta quinta-feira (3), haverá mais um reunião entre os dois países, para tentar o cessar-fogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *