Ucrânia segue enfrentando ofensiva russa

Ucrânia amanheceu com uma série de ataques das forças russas pelo país, nesta sexta-feira (11). Bombardeios atingiram cidades em diversos pontos do país. Em Dnipro e Lutsk, há relato de mortes. Segundo o governo ucraniano, suas defesas “estão repelindo e retendo a ofensiva das Forças Armadas russas em todas as direções”.

A invasão da Rússia ao território ucraniano chega hoje ao seu 16º dia com a atenção focada para a movimentação russa no entorno da capital, Kiev. Hoje, o presidente russo, Vladimir Putin —que disse ver “mudanças positivas” nas negociações com os ucranianos—, ordenou que seu Exército facilite o envio de combatentes “voluntários”, incluindo sírios, para a Ucrânia.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. A Ucrânia diz que o número de mortes de civis no conflito supera o de perdas militares; segundo o governo, até a manhã de hoje, 78 crianças foram mortas. A ONU cita a possibilidade de a Rússia estar cometendo crimes de guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *