Mais uma pesquisa confirma favoritismo de Lula

Pesquisa Ipespe, divulgada na noite da sexta-feira (22), segue o que vem mostrando demais levantamentos ao longo dos meses. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua bem à frente das intenções de voto. Nesta, o petista marcou 45%, enquanto que seu principal adversário na corrida ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), pontuou com 31%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.

Em seguida, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%. Luiz Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

Votos em branco, nulo, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.

A pesquisa testou cinco cenários para um possível segundo turno. Na sondagem que coloca Lula contra Bolsonaro, o petista tem 54%, contra 34%. Votos em branco, nulo e eleitores indecisos somam 12%.

Foram ouvidas mil pessoas por telefone, entre 18 e 20 de abril e foi encomendada pela XP Investimentos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-05747/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *