Carlos Brandão lidera corrida eleitoral, aponta Escutec

Divulgada nesta quinta-feira (16), pesquisa do instituto Escutec aponta que o governador Carlos Brandão (PSB) lidera a corrida ao Governo nestas eleições. A pesquisa foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,19 pontos percentuais – para mais, ou para menos .

Segundo a pesquisa, considerando o cenário estimulado, Brandão pontuou com 27%. Em segundo lugar vem o senador Weverton Rocha (PDT), com 23%. No terceiro lugar vem o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), com 15%; seguido por pelo ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), com 11%.

Figuram ainda na pesquisa, o pré-candidato do Solidariedade, Simplício Araújo, com 3%; Hertz Dias (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL) empatados com 1%. Outros 8% dos 2 mil entrevistados disseram votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados, e 11% não sabem, ou não responderam.

Rejeição

No quesito rejeição, a liderança é do senador Weverton Rocha, com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Carlos Brandão foi rejeitado por 17%, seguido por Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).

Segundo turno

O Escutec também levantou possíveis cenários de segundo turno entre os líderes, Carlos Brandão e Weverton Rocha, e os demais principais concorrentes.  Na primeira simulação, Brandão venceria Weverton por 36% a 34%. O governador também venceria Edivaldo Holanda Júnior (39% a 23%) e Lahesio Bonfim (38% a 29%). Weverton também venceria Edivaldo Júnior, por 39% a 20%; e Lahesio Bonfim por 35% a 28%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *