Sancionado PL que oficializa São José como padroeiro do MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão sancionou o Projeto de Lei (PL) que oficializa o santo São José de Ribamar, conhecido pela Igreja Católica como o pai terreno de Jesus Cristo, agora é oficialmente padroeiro do Estado.

O autor da proposta, deputado Leandro Bello, destacou a importância da lei. “Conseguimos a sanção da lei de nossa autoria, por meio de nossa iniciativa. São José de Ribamar será o santo padroeiro do nosso querido Maranhão. É uma iniciativa muito importante, pois, assim, valorizamos a nossa cultura e, também, a comunidade católica”, disse o parlamentar.

De acordo com o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, a sanção da lei é muito importante, pois oficializa São José de Ribamar como padroeiro do Estado. “É com muita alegria que recebo essa notícia. O festejo já é patrimônio cultural do Estado, e agora, nosso São José é reconhecido como padroeiro do Maranhão. Viva São José de Ribamar!”, destacou o vice-governador.

FESTEJO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

O festejo de São José de Ribamar é realizado no mês de setembro. Nesse período, o município acolhe romeiros  para louvar a Deus e celebrar o santo padroeiro do Maranhão, fato este que, além do valor social e religioso do evento, movimenta a economia da região.

O Festejo de São José de Ribamar recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. A decisão unânime foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no dia 4 de abril do corrente ano, destacando a importância do festejo na preservação da identidade, história e memória ligadas à devoção e fé do povo maranhense.

O tradicional festejo é uma expressão de religiosidade que impressiona a todos, inclusive os fiéis mais devotos. São pessoas de todos os lugares que se dirigem até o Santuário para pagar promessas, receber ou pedir alguma graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *