Prefeita de São Luís nega a intenção de contrair empréstimo

A Prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, informou nas redes sociais, negou que a gestão municipal esteja planejando a contratação de empréstimo.

Esmênia classificou como falsa essa informação que surgiu. Além disso, assegurou que a gestão trabalha com responsabilidade fiscal, planejamento e transparência.

“É falsa a informação de que a Prefeitura de São Luís estaria preparando um empréstimo milionário. Não existe proposta. Não existe operação em andamento. Não existe qualquer tratativa nesse sentido”, afirmou.

 

Esmênia Miranda anuncia Áurea Borges como primeira secretária da Mulher de São Luís

A prefeita de São Luís, Esmênia Miranda (PSD), anunciou nesta sexta-feira (22) a nomeação de Áurea Borges como primeira titular da Secretaria Municipal da Mulher (Semu).

Segundo a gestora, Áurea tem mais de 20 anos de atuação no movimento de mulheres, experiência na gestão pública e 24 anos como servidora da educação municipal.

A Semu foi criada após aprovação, pela Câmara Municipal, de projeto que transformou a antiga Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano na nova pasta, responsável por coordenar políticas públicas voltadas às mulheres em São Luís.

Esmênia sanciona lei que cria Secretaria da Mulher em São Luís por Jorge Aragão 21 maio 2026

São Luís vive um marco histórico no fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres. Nesta quinta-feira (21), em evento realizado no Complexo Trapiche Santo Ângelo, Centro Histórico, a prefeita Esmênia Miranda sancionou a lei que oficializa a criação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Autoridades, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e convidados participaram do ato que instituiu o órgão responsável por coordenar, desenvolver e fortalecer ações destinadas à promoção dos direitos das mulheres na capital.

A implantação da nova pasta representa um avanço para a cidade, ao garantir uma estrutura específica para promover iniciativas de proteção, acolhimento, inclusão social e autonomia feminina. Na ocasião, a prefeita de São Luís também lançou o programa “São Luís pelas Mulheres”, iniciativa que surge como política pública integrada e coordenada pela Semmu.

A chefe do Executivo Municipal destacou que mais da metade do quadro de servidores do município é composta por mulheres. Atualmente, cerca de 65% dos cargos da administração municipal são ocupados por servidoras, reforçando a presença feminina nos diferentes setores da gestão pública de São Luís.

“Na nossa gestão, as mulheres sempre foram protagonistas e, hoje, estamos dando um passo muito importante no lançamento dessa pasta tão aguardada pela sociedade e, principalmente, pelas mulheres da nossa cidade”, destacou a prefeita.

Plano para os primeiros 100 dias – O nome da secretária que ficará à frente da pasta será anunciado em breve pela prefeita. A futura gestora terá a missão de coordenar e integrar ações já desenvolvidas por diferentes secretarias da Prefeitura de São Luís. A prefeita explicou ainda que já existe um planejamento definido para os primeiros 100 dias da secretaria, com foco em fortalecer e tornar mais eficientes as políticas públicas voltadas às mulheres.

“Já temos um planejamento estruturado para os primeiros 100 dias da Secretaria Municipal da Mulher. A proposta é garantir que as ações já existentes na Prefeitura sejam integradas e ganhem ainda mais força, com foco em resultados concretos, ampliação de políticas públicas e mais eficiência no atendimento às mulheres da nossa cidade”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Paralelo à sanção da lei de criação da Semmu, a prefeita lançou o programa “São Luís para Mulheres”. A iniciativa nasce como uma política pública integrada, coordenada pela secretaria, representando o compromisso da gestão municipal com a valorização da pluralidade feminina, reconhecendo a força, a resiliência e o protagonismo das mulheres na construção da cidade.

A iniciativa reunirá projetos, serviços e políticas públicas desenvolvidas de forma transversal por diversas secretarias municipais, promovendo atendimento mais humanizado, acesso a direitos, autonomia econômica, proteção social, qualificação profissional, saúde, educação, empreendedorismo e enfrentamento à violência contra a mulher.

Esmênia Miranda anuncia Joel Nunes líder do governo na Câmara de Vereadores

A prefeita Esmênia Miranda anunciou, nesta segunda-feira (13), a permanência do vereador Dr. Joel como líder do governo na Câmara Municipal de São Luís. A decisão foi divulgada nas redes sociais após reunião na Prefeitura.

Dr. Joel destacou gratidão e reforçou o compromisso com a continuidade do trabalho da gestão. Esmênia assumiu o cargo em 31 de março, após a renúncia de Eduardo Braide.

Alinhados, prefeita e vereador devem facilitar o diálogo com o Legislativo e fortalecer ações voltadas à população.

O vereador é pré-candidato ao parlamento, nas eleições de outubro e deve disputar vaga a Deputado Federal.

Esmênia Miranda representa prefeitura de São Luís na posse do superintendente da PF

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, esteve presente na posse do novo superintendente da Polícia Federal do Maranhão, nesta quinta-feira (07), ao lado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e do deputado federal Aluísio Mendes.

Caso Braide seja candidato a governador, ela assume a prefeitura de São Luís em abril do ano que vem.

Certidões apresentadas por Braide para disputa em São Luís revelam problemas com a Justiça

Os documentos apresentados pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) no Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) feito à Justiça Eleitoral, para que possa concorrer à reeleição ao cargo, apresentam algumas pendências judiciais que podem complicar o gestor.

Braide responde, junto com sua vice Esmênia Miranda (PSD), que também tenta a reeleição, a uma ação civil por improbidade administrativa, em processo de autoria do Ministério Público do Maranhão (MPMA). O procedimento, atualmente, encontra-se em grau recursal.

Há uma segunda ação de mesmo teor contra o prefeito, igualmente representado pelo MPMA, mas, nesta outra, o nome da vice não é citado.

Existe ainda um terceiro processo, distribuído em outubro de 2023, que pede “a condenação dos requeridos (Eduardo Salim Braide e Anna Caroline Marques Pinheiro Salgado), em razão de ato atentatório aos princípios administrativos da transparência e direito de acesso à informação”. A certidão em que consta a informação é assinada pela secretária judicial Gisele Soares Pereira Ferreira.

A existência dos procedimentos judiciais, por si só, não impede o registro da candidatura – que é o objeto do requerimento -, mas o seu decorrer pode implicar em condenações ao prefeito por atos praticados em seu primeiro mandato, cuja punição pode complicar sua permanência no La Ravardière, em caso de êxito eleitoral.

Veja a documentação apresentada por Braide.

 

Braide confirma Esmênia Miranda como candidata a vice novamente

Esmênia Miranda, atual vice-prefeita de São Luís, será novamente a candidata a vice na chapa do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), pré-candidato à reeleição.

O anúncio oficial será na convenção do PSD, que oficializa a candidatura de Braide. A reunião acontecerá na próxima quinta-feira (25), no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

ESMÊNIA MIRANDA

Esmênia Miranda, natural de Bacabal – MA, é graduada em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 2007, atuando pelo CAPS da Polícia Militar e no setor de Equoterapia da corporação para pessoas com deficiência e em seguida como professora de História no Colégio Militar Tiradentes I. Atualmente é Vice-Prefeita eleita na gestão Braide.

Fonte: Imirante