Pastor Cavalcante, ex-deputado estadual do Maranhão, morre aos 65 anos

Morreu, na madrugada deste domingo (21), aos 65 anos, o ex-deputado estadual do Maranhão e líder religioso, Pastor Cavalcante. Ele faleceu no Rio de Janeiro (RJ), onde estava internado se preparando para um transplante de fígado. Durante a internação na capital fluminense, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico, seguindo de duas paradas cardíacas.

José Alves Cavalcante, conhecido como Pastor Cavalcante, era um dos principais líderes evangélicos do estado, sendo presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Sul do Maranhão (Comadesma). Natural de Coroatá (MA), ele também foi eleito deputado estadual em 2018 e permaneceu no cargo até 2022.
Há mais de 20 anos, o ex-deputado lutava contra a Hepatite C. O tratamento prolongado e com medicações fortes provocou danos graves ao fígado, sendo necessário um transplante, que seria realizado no Rio de Janeiro. Um dos seus filhos seria o doador vivo de parte do fígado.

Pastor Cavalcante deixa esposa, três filhos, uma nora, um genro e quatro netos.

ALEMA aprova novas ações do programa “Maranhão Livre da Fome”

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei 410/2025, que amplia os benefícios do programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa do governo estadual voltada ao combate à pobreza e à insegurança alimentar.

Com a nova proposta, os beneficiários do programa poderão receber até R$ 300 extras, em parcela única, obedecendo alguns critérios como conclusão de cursos de capacitação profissional e acompanhamento da saúde.

As famílias que tiverem um integrante que concluir um curso de capacitação ofertado dentro do programa terão direito a receber R$ 200, em parcela única. Já as famílias que realizarem check-up completo de saúde receberão R$ 100 adicionais.

Compõe o check-up acompanhamento médico e nutricional de cada criança pela Atenção Primária; atualização da caderneta de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde; atendimento pré-natal das gestantes; e acompanhamento de saúde dos demais membros da família, com atenção especial a idosos, pessoas com deficiência, doenças crônicas e grupos prioritários.

Vale lembrar que os valores pagos não serão computados para fins de cálculo da renda per capita mensal (atualmente fixada em R$ 218,00), o que garante que os beneficiários continuem dentro dos critérios do programa, mesmo após o recebimento do bônus.

Criado pela Lei 12.502/2025, o programa Maranhão Livre da Fome objetiva reduzir a pobreza, combater a insegurança alimentar e quebrar o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.

A proposta do governo é oferecer mais do que assistência emergencial. O programa visa promover a autonomia das famílias por meio de incentivos à educação, qualificação profissional e cuidados com a saúde.

Segundo o governador Carlos Brandão, as mudanças estão alinhadas com os princípios da eficiência administrativa e refletem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense, otimizando o uso dos recursos públicos e ampliando o alcance social do programa.

Ex-governador José Reinaldo recebe alta do hospital e segue tratamento sem internação

O ex-governador e secretário de Desenvolvimento e Programa Estratégico, José Reinaldo Tavares, recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, nesta segunda-feira (16). O tratamento para combater o linfoma na medula tem tido resultado positivo. Segundo nota da assessoria de comunicação da Sedepe, será dado continuidade ao tratamento em Brasília, sem precisar de internação.

Veja a nota:

Informamos que, após avaliações positivas em torno de seu estado de saúde e diante das respostas favoráveis ao tratamento, já iniciado para combater um linfoma na medula, o ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Maranhão, José Reinaldo Tavares, recebeu alta nesta segunda-feira (15) do hospital DF Star, da Rede D’OR, em Brasília, para que a segunda fase dos procedimentos médicos seja realizada sem a necessidade de internação. O secretário e seus familiares expressam, mais uma vez, profunda gratidão pelas orações e manifestações recebidas de todo o Maranhão e de outros estados brasileiros.

São Luís, 15 de setembro de 2025

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos

Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos é estendida até dezembro pelo SUS


O Ministério da Saúde anunciou a extensão até dezembro de vacinação de jovens de 15 a 19 anos contra o HPV (Papilomavírus Humano). Segundo a pasta, essa é primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta do ministério é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada (9 a 14 anos). No Maranhão, a vacina já está disponível nas unidades de saúde.

A ginecologista Denise Yanasse explica que o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. “O HPV é transmitido por meio de relações sexuais e é o principal causador do câncer de colo do útero em mulheres. Ele também está associado a outros tipos de câncer em homens e mulheres, além de provocar verrugas genitais.”

HPV: Público-alvo da vacina (Fonte: Ministério da Saúde)

Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
Jovens de 15 a 19 anos não vacinados (ação até dezembro/2025);
Pessoas de 15 a 45 anos imunocompetentes que sofreram violência sexual ou apresentam condições específicas de saúde.
HPV: esquema vacinal

Adolescentes imunocompetentes (9 a 14 anos): dose única, substituindo o esquema anterior de duas doses.
Pessoas com sistema imunológico comprometido — como pacientes com HIV/AIDS, em tratamento oncológico ou que passaram por transplante — devem receber três doses para garantir maior proteção.
A mesma recomendação se aplica a usuários de PrEP (método de prevenção ao HIV) entre 15 e 45 anos e a vítimas de violência sexual com 15 anos ou mais.

Embora a maioria das infecções seja eliminada pelo organismo em até dois anos, em alguns casos o vírus persiste e pode causar doenças graves. Além do câncer de colo do útero, quase totalmente associado ao HPV, o vírus também está ligado a casos de câncer anal, de pênis, de boca e de orofaringe, além de provocar verrugas genitais.

TCU aponta 49 mil supostos pescadores fantasmas no MA e PA

Uma auditoria preliminar do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou indícios de fraudes no cadastro de pescadores artesanais e no pagamento do seguro-defeso em municípios do Maranhão e do Pará. Segundo levantamento obtido pelo Uol, 43 cidades desses dois estados não registraram nenhuma produção de peixe, mas contam com 49 mil pessoas cadastradas como pescadores junto ao Ministério da Pesca.

O problema se agrava diante do pagamento do seguro-defeso, benefício concedido pelo INSS para compensar o período em que a pesca de determinadas espécies é proibida por questões ambientais. Do total de cadastrados, cerca de 25 mil receberam o benefício em 2024, mesmo sem comprovação de atividade pesqueira.

A auditoria aponta ainda que, em 107 municípios maranhenses e paraenses, a produção é inferior a dez quilos de pescado por pescador cadastrado, sugerindo forte descompasso entre a realidade da atividade e o número de beneficiários. Juntas, essas regiões concentram quase um terço dos pescadores inscritos no programa em todo o país.

No Maranhão, os números chamam atenção: aproximadamente 600 mil pessoas estão registradas como pescadores artesanais, o que equivale a quase 10% da população do estado. Em Pinheiro, por exemplo, a média de produção não ultrapassa 350 gramas de peixe por pescador. Em Maracaçumé, pouco mais de meio quilo. Outros três municípios também apresentam rendimento inferior a um quilo por beneficiário do seguro-defeso.

Diante dos indícios de irregularidades, o governo federal iniciou uma revisão nos cadastros e alterou as regras para concessão do benefício. Entre as mudanças está a exigência de homologação pelas prefeituras para validar o pagamento.

A medida, no entanto, gerou críticas de entidades ligadas ao setor pesqueiro, que temem burocratização e dificuldades adicionais para pescadores que realmente dependem do seguro-defeso para sobreviver.

Celso Dias e Aluísio Mendes articulam novos convênios para fortalecer o esporte no Maranhão

O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Celso Dias, esteve em Brasília na manhã desta quarta-feira (06), onde participou de uma reunião estratégica com o ministro do Esporte, André Fufuca. A agenda foi articulada com o apoio do deputado federal Aluísio Mendes e teve como principal objetivo ampliar parcerias e convênios voltados ao fortalecimento do esporte no estado.

Entre os principais pontos discutidos estiveram os contratos de repasse e os convênios em andamento entre a Sedel e o Ministério do Esporte, com foco na execução de projetos sociais, de formação esportiva e de requalificação de espaços esportivos.

O secretário Celso Dias destacou a importância da cooperação entre os governos estadual e federal para garantir que as políticas públicas do esporte cheguem a quem mais precisa.

“O Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, tem feito do esporte uma política pública de verdade, que chega na ponta e transforma realidades. Essas parcerias com o Ministério do Esporte são fundamentais para avançarmos ainda mais, principalmente em regiões que mais precisam de atenção e oportunidades”, afirmou Celsinho.

O deputado federal Aluísio Mendes ressaltou que o esporte deve ser tratado como prioridade e reforçou seu apoio à Sedel na busca por novos recursos.

“Temos trabalhado lado a lado com o secretário Celsinho, ouvindo as demandas do Maranhão e construindo pontes para que os investimentos federais cheguem com mais agilidade. O esporte é inclusão, é prevenção, é futuro. E vamos seguir nessa luta por mais avanços”, declarou Aluísio.

O ministro André Fufuca reconheceu o empenho do estado e o protagonismo da Sedel no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao esporte.

“O trabalho conjunto entre a Sedel, o Governo do Maranhão e a nossa gestão no Ministério do Esporte tem sido essencial para ampliar o alcance das políticas públicas. Vamos continuar atuando para que os investimentos cheguem à ponta com eficiência e impacto social”, destacou o ministro.

A reunião também contou com a presença do chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico da Sedel, Fróes Filho, e do secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique.

Explosão em subestação deixa cidades sem energia no Maranhão

Uma explosão em uma subestação de energia localizada em Peritoró-MA deixou diversas cidades da região sem fornecimento elétrico nesta quarta-feira (06). Cidades afetadas: Peritoró, Coroatá, Codó, Timbiras, Alto Alegre do Maranhão, entre outras.

Moradores relataram queda de energia repentina e, equipes já estão trabalhando para restabelecer o serviço.

As causas da explosão ainda estão sendo investigadas.

Cricielle Muniz é reconduzida à direção nacional do PT durante 17º Encontro Nacional do partido

A maranhense Cricielle Muniz foi reconduzida à direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) neste domingo, 3 de agosto, durante o 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília. O evento também marcou o início da gestão de Edinho Silva como novo presidente nacional da sigla e contou com a presença de militantes, parlamentares, ministros e delegações de todo o país.

Atual diretora-geral do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), Cricielle é reconhecida por sua atuação a partir das periferias, do ativismo estudantil e pela defesa de políticas públicas transformadoras. Sua permanência na direção nacional reafirma o compromisso do partido com lideranças enraizadas nos territórios populares.

A delegação maranhense teve participação expressiva, com nomes como Francimar Melo (presidente estadual do PT), Raimundinha (presidente do PT de São Luís), o ex-governador Washington Oliveira e o deputado federal Rubens Pereira Júnior.

A nova direção do PT terá o desafio de sustentar a base política do presidente Lula até 2026, reorganizar o partido nas cidades e enfrentar a polarização política. A presença de lideranças como Cricielle simboliza um esforço de aproximação com o chamado “Brasil profundo”, reforçando a inserção de mulheres, jovens e representantes das periferias nos espaços de decisão do partido.

TCE audita uso de emendas PIX em municípios maranhenses

O Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) iniciou uma auditoria de conformidade para analisar a utilização de recursos oriundos das chamadas transferências especiais, conhecidas como emendas PIX, repassadas pela União ao estado e aos municípios de Belágua, São Bernardo, Afonso Cunha e Miranda do Norte.

A ação integra uma iniciativa nacional coordenada pela Rede Integrar, sob a liderança do Tribunal de Contas da União (TCU), com base na Ação 48 do Plano Anual de Trabalho (PAT 2025). O objetivo é verificar a transparência, a rastreabilidade e a regularidade na aplicação dos valores, assegurando conformidade com a legislação e prevenindo falhas na gestão pública.

FOCO EM CONTROLE DOS RECURSOS

Segundo o TCE-MA, a auditoria será realizada entre 21 de julho e 12 de setembro de 2025, dentro do Plano Bienal de Fiscalização 2024-2025. O processo segue a metodologia das auditorias de conformidade, voltadas à detecção de possíveis irregularidades na administração dos recursos públicos.

A escolha dos municípios foi feita com base em critérios amostrais, priorizando localidades que receberam verbas federais por meio de emendas parlamentares de execução direta, sem necessidade de convênios ou planos de trabalho detalhados.

De acordo com o TCE, a medida busca ampliar o controle sobre essas transferências, diante do crescimento do uso das emendas parlamentares como instrumento de repasse direto a estados e municípios.

 

PIB do Maranhão cresce acima da média nacional e do Nordeste

O Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com igual período do ano anterior. Os dados são do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e apontam que o desempenho do estado superou as médias da região Nordeste e do Brasil nos últimos quatro trimestres.

INDÚSTRIA, SERVIÇOS E AGRONEGÓCIO SUSTENTAM A EXPANSÃO

A expansão do PIB maranhense tem como principais motores a construção civil, o setor de serviços e o agronegócio — com destaque para a colheita de grãos, especialmente a soja. A dinâmica produtiva dessas áreas sustenta o crescimento e contribui para a ampliação da atividade econômica em todo o estado.

Além disso, políticas voltadas à atração de investimentos industriais e à concessão de incentivos fiscais favoreceram a instalação de empreendimentos que já geraram mais de 40 mil empregos diretos. A previsão é de que, somados os anos de 2024 e 2025, os investimentos superem R$ 10 bilhões.

MARANHÃO EM DESTAQUE

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), o Maranhão ocupa a quarta colocação no ranking nacional de estados com maior taxa de crescimento do PIB. O índice compõe o pilar “potencial de mercado”, que avalia critérios como infraestrutura logística, política tributária, disponibilidade de crédito e qualificação da mão de obra.

O Porto do Itaqui, em São Luís, tem papel estratégico nesse contexto. Em 2014, o terminal respondeu por 19% da soja escoada no país. Hoje, é considerado pelo governo federal como rota prioritária para o transporte ferroviário de grãos do Mato Grosso com destino ao mercado externo.

INTEGRAÇÃO REGIONAL

O crescimento do PIB do Maranhão também reflete ações voltadas à integração econômica com os eixos do Meio-Norte e do Sudeste, favorecendo o escoamento da produção e atraindo novos negócios. Segundo o IMESC, a política de desenvolvimento regional tem consolidado a posição do estado como um dos protagonistas da expansão econômica nacional.